023766722275

2192 palavras 9 páginas
Psicologia Comunitária Resenha

Tema: psicologia comunitária, cultura e consciência.

Abordagens clássicas: cognição social e socialização
Pesquisadores de orientação cognitivista enfatizam o estudo da consciência, e exploram o efeito do pensamento e da interpretação dos sujeitos sobre a atividade social. Inspirados, sobretudo na teoria nos trabalhos da Gestalt, estes teóricos se interessam especialmente pelo modo como os processos mentais internos as pessoas impõem formas ao mundo externo.
A principal influencia teórica sobre o cognitivismo em psicologia social vem do trabalho de Kurt Lewin – teoria de campo, Lewin demonstrou que o modo como o individua constrói sua representação do mundo pode virar de acordo com suas necessidades ou objetivos internos, isto e as construções mentais que influenciam a conduta. Moscovici (1986), ao comentar a afirmação corrente de que a psicologia social teria sido invalido invadida, recentemente por uma verdadeira revolução cognitiva. Em sua opinião, a psicologia social estaria se voltando novamente para o estudo da consciência.
O foco de atenção das teorias cognitivas são as atitudes, definidas como estruturas cognitivas determinadas por conjuntos de valores e por tendências para a ação organizadas a partir da experiência, função das quais se organizam todas as outras manifestações psíquicas (percepções, julgamentos e condutas).

Abordagem sócia – interacionista
Os conhecimentos se constroem na interação social, esta e a grande descoberta da abordagem sócio- interacionista. Vygotsky foi o primeiro autor, em psicologia, a colocar a questão do conhecimento como resultado da interação (Vygotsky, 1978).
Para o sócio – interacionista, os setores humanos vivem em um ambiente em constante transformação, pois os artefatos culturais e a linguagem são transformados pela própria atividade dos grupos humanos interação. Forma a linguagem contem o código das representações e recentes do mundo legados pela cultura, e

Relacionados