Resenha casa grande e senzala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Para
Aluno: Matheus Henrique Pereira da Silva
Número de matricula: 12011000201
Professor: Raimundo Jorge Disciplina: Formação histórica e econômica do Brasil

‘FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51 ed. São Paulo: Global, 2006. 15 x 21 cm, R$ 95,00.
Características gerais dacolonização portuguesa do Brasil: formação de uma sociedade agraria, escravocrata e hibrida.

Obra marcadamente polemica e importantíssima na compreensão da sociedade colonial brasileira formada sobre axiomas que perduram ate os tempos atuais camuflados e modificados, adequando se ao contexto sócio cultural como o patriarcalismo escravocrata, aristocracia rural e outros problemas sociais.Conservador por sua linhagem familiar, filho de aristocrata em Pernambuco, Freyre publica a primeira edição de sua obra em uma época marcada pelo racismo, ascensão das ideologias nazi fascistas e outras discriminações, sua obra explode como uma bomba estremecendo o meio intelectual por sua ideia que distingui raça e cultura, a qual destacou a importância da influencia para a compreensão desteconceito de quem chamou de mestre, o grande antropólogo teuto americano Franz Boas.
Hibridação esta é a palavra que fica explicitamente assinalada por Freyre no inicio da formação da sociedade colonial brasileira, a construção histórica portuguesa designada pela miscigenação entre a cultura europeia e a cultura árabe dos mouros adaptados a um clima semelhante ao tropical, indica um dos principaisfatores para se compreender a variedade cultural e aptidão para sobrevivência em tal clima. “Em vão se procuraria um tipo físico unificado”, “figuras com ar escandinavo e negroides”p.67 esta implosão característica do bi continentalismo dará consistência física e psicológica aos sujeitos colonizadores portugueses, negros, brancos e mestiços.
A desorganização estabelecida no inicio dacolônia foi em grande parte devido ao não ‘descobrimento’ de jazidas com pedras preciosas e outras riquezas minerais encontradas na América espanhola, os fatores geográficos como terra ruim para se cultivar os alimentos para as condições básicas de sobrevivência, rios não navegáveis, clima variado, pragas naturais foram alguns dos fatores. Na falta de grandes riquezas importantes, o português começa atentativa de criar riquezas locais dentro de suas condições econômicas tocadas a custa de trabalho escravo e iniciativa de capital particular, ausentando se de forma maciça o estado na determinação do desenvolvimento colonial. Freyre analisa de forma eugênica subentendida utilizando comparações entre a colonização inglesa e portuguesa destacando fatores mais favoráveis para os ingleses onde eledeixa entrelinhas de ideias primordiais de racismo nos excertos a seguir:
... O rápido e sensacional dos ingleses naquela parte da América de clima estimulante, flora equilibrada, fauna antes auxiliar que inimiga do homem, condições agrológicas e geológicas favoráveis, onde hoje esplende a formidável civilização dos Estados Unidos, concluem pela superioridade do colonizador lourosobre o moreno.
A civilização formidável e antagônica marcada por massacres a negros por grupos extremistas como a Ku Klux Klan e quebrado financeiramente por uma grande crise econômica que foi primordial para o desenvolvimento de teorias etnocêntricas.
O espirito aventureiro e desbravador do colono sobre essas terras indômitas e selvagens começam a se desenvolver sobre a base depoliticas sociais e técnicas econômicas carregadas de experiências graça ao seu utilitarismo em outros domínios portugueses. O sistema de sesmarias e a grande lavoura escravocrata começam a se diferenciar por mais um fator decisivo na formação do sistema colonial: A utilização de nativos, principalmente mulheres, importantíssimos na predisposição a constituição familiar dos colonos.
A...
tracking img