Resenha: capitalismo, socialismo e democracia - schumpeter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitalismo, Socialismo e Democracia
Joseph. A. Schumpeter

Democracia: arranjo institucional para se chegar a decisões políticas que realiza o bem comum fazendo o próprio povo decidir as questões através da eleição de indivíduos que devem unir-se para realizar a vontade desse povo.
Premissas: Existe um bem comum, que é sempre simples de definir e qualquer um pode ver através da argumentaçãoracional. Existe um Bem Comum do povo (= vontade de todos os indivíduos razoáveis). Coincidente com o bem estar comum. Respostas definidas a todas as perguntas. Medidas tomadas são classificadas, inequivocadamente, como boas ou ruins. A única divergência de opinião é quanto à velocidade em que o objetivo deve ser alcançado. Presença da Vontade do Povo.

Divisão do trabalho inviabiliza contatoscom todos os cidadãos para discutir todos os assuntos.-> Comissão representativa – Parlamento – e um bode expiatório – Primeiro Ministro.

Argumentos fracos e refutáveis!
▪ Não existe um Bem Comum de Satisfação geral do povo. Pessoas desejam coisas diferentes.
▪ Mesmo que o Bem Comum existisse, as pessoas discordariam quanto aos meios de se chegar a ele. Exemplo: A Saúde é desejada portodos, mas as pessoas discordariam sobre vacinação e vasectomia.
▪ A vontade do povo (volonté génélare) não existe, já que a idéia de Bem Comum foi refutada.

Tendo em conta que não temos um Bem Comum, a opinião pública teria que surgir da mixórdia infinitamente complexa das influências e desejos individuais. A princípio, todos teriam que saber precisamente o que desejam. Depois, ficaríamos com anecessidade prática de atribuir à vontade do indivíduo uma independência (de influências e resultados no agregado) e uma qualidade racional (para avaliar as questões particulares) que são irrealistas.

É muito provável que as decisões políticas produzidas não sejam o que o povo quer, e, embora não seja realmente o que desejam, receberão um compromisso justo. Sabe-se também que a representaçãoproporcional oferecerá oportunidades para que se afirmem todos os tipos de ideologias e opiniões, o que é um perigo em momentos de tensão.
Uma decisão quantitativa é mais fácil de se decidir democraticamente. Já as questões qualitativas (uma declaração de guerra, por exemplo) podem ser desagradáveis a todos num processo democrático, enquanto a decisão imposta por um órgão não-democrático poderiamostrar-se muito mais aceitável a todos. “Se resultados que, no longo prazo, se mostrem satisfatórios para o povo em geral são o teste da democracia, então o governo pelo povo, da maneira concebida pela doutrina clássica, freqüentemente não conseguirá ser aprovado”.

▪ Psicologia das multidões – teoria que nos mostra as realidades do comportamento humano quando sobre influência daaglomeração – em particular o desaparecimento súbito, em estado de excitação, de restrições morais e de modos civilizados de pensar e sentir, e a súbita erupção de impulsos primitivos, infantilismos e propensões criminosas. “Todo parlamento, todo comitê, todo conselho de guerra composto por meia dúzia de generais sexagenários apresentam, mesmo que de forma amenizada, algumas das características[...] emparticular um reduzido senso de responsabilidade, um nível mais baixo de energia de pensamento e uma sensibilidade maior a influências não-lógicas”.
▪ A clareza e a racionalidade de pensamento e ação não são garantidas pela familiaridade dos homens e coisas ou pelo senso de realidade e responsabilidade. “Geração após geração pode sofrer as conseqüências de um comportamento irracional emmatéria de higiene e mesmo assim não ligar os sofrimentos aos hábitos nocivos (ou à falta de hábitos preventivos)”. Exemplo real: Dificuldade de relacionar infecção e epidemia, até o século XVIII.
▪ Reduzido senso de responsabilidade e ausência de desejo efetivo – desejos individuais definidos podem chocar-nos pela falta de inteligência, estreiteza e egoísmo. Quando pensamos em...
tracking img