Resenha - as barbas do imperador - lillia schwarcz

1362 palavras 6 páginas
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Babas do Imperador: D. Pedro II um monarca nos trópicos.

No livro as Barbas do Imperador de Lilia Moritz Schwarcz, iremos estudar a figura do Imperador D. Pedro II e como se deu o seu Império. Lilia Moritz é uma antropóloga que também é graduada em História pela USP e atualmente é professora titular do departamento de antropologia da USP, tem experiência na área de antropologia e história e se dedica principalmente aos temas relacionados ao Brasil monárquico, escravidão, construções imagéticas e identidade social. Lilia Moritz ganhou vários prêmios com o seu livro “As barbas do Imperador” entre eles o premio Jabuti de livro do ano em 1999 e também ganhou o premio Clio de Historia pela academia paulistana de historia como melhor biografia.

No capítulo 7, “Um monarca nos trópicos” iremos perceber a importância que D. Pedro II dará a cultura e a construção de uma identidade nacional. Iremos perceber este interesse do imperador ao ver sua participação no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). O IHGB era composto pela elite imperial que procuravam criar uma identidade nacional tendo como modelo uma história de grandes personagens, grandes acontecimentos e grandes heróis. Para a construção dessa memória D. Pedro irá utilizar da participação de historiadores e também de artistas para enaltecerem a nacionalidade local. Perceberemos através da leitura do livro que esta identidade não passa de uma construção idealizada.

A literatura também ira contribuir para a criação desta identidade nacional, onde será bastante valorizada a participação do índio na construção dessa identidade. Porém devemos nos perguntar até onde essa caracterização feita do índio, pode ser considerada como fiel. Essa exaltação do indígena também se manifestará em muitas obras de arte, tanto nas pinturas, como nos poemas e músicas da época. Em muitas obras de literatura, que seguiam a idéia de D. Pedro em relação à construção de

Relacionados