Resenha - as barbas do imperador - lillia schwarcz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Babas do Imperador: D. Pedro II um monarca nos trópicos.





No livro as Barbas do Imperador de Lilia Moritz Schwarcz, iremos estudar a figura do Imperador D. Pedro II e como se deu o seu Império. Lilia Moritz é uma antropóloga que também é graduada em História pela USP e atualmente é professora titular do departamento de antropologia da USP, temexperiência na área de antropologia e história e se dedica principalmente aos temas relacionados ao Brasil monárquico, escravidão, construções imagéticas e identidade social. Lilia Moritz ganhou vários prêmios com o seu livro “As barbas do Imperador” entre eles o premio Jabuti de livro do ano em 1999 e também ganhou o premio Clio de Historia pela academia paulistana de historia como melhor biografia.No capítulo 7, “Um monarca nos trópicos” iremos perceber a importância que D. Pedro II dará a cultura e a construção de uma identidade nacional. Iremos perceber este interesse do imperador ao ver sua participação no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). O IHGB era composto pela elite imperial que procuravam criar uma identidade nacional tendo como modelo uma história de grandespersonagens, grandes acontecimentos e grandes heróis. Para a construção dessa memória D. Pedro irá utilizar da participação de historiadores e também de artistas para enaltecerem a nacionalidade local. Perceberemos através da leitura do livro que esta identidade não passa de uma construção idealizada.

A literatura também ira contribuir para a criação desta identidade nacional, onde serábastante valorizada a participação do índio na construção dessa identidade. Porém devemos nos perguntar até onde essa caracterização feita do índio, pode ser considerada como fiel. Essa exaltação do indígena também se manifestará em muitas obras de arte, tanto nas pinturas, como nos poemas e músicas da época. Em muitas obras de literatura, que seguiam a idéia de D. Pedro em relação à construção deuma identidade nacional, estava presente um embate, de um lado os índios selvagens e os brancos aventureiros, do outro o índio de características européias. Nessas obras eram valorizadas as características do índio, como a coragem a bravura, porém esse índio era cada vez mais branco, ou seja, com características da nobreza local, que tinha como base uma identidade bastante Européia.Ainda no sétimo capitulo Lilia Moritz vai falar sobre o colégio Pedro II, onde percebemos um grande interesse e apego do Imperador para com ele. O colégio se torna uma espécie de símbolo de civilidade onde a se formava muitos membros da elite. Iremos perceber ainda neste capitulo, que o imperador tinha uma preocupação não só com a literatura e pintura, mas também com a musica, e em 1857 D. Pedrocria a Imperial Academia de musica e também a opera nacional com o interesse de formar músicos brasileiros. Logo iremos perceber, neste capitulo, o enorme interesse do Imperador em financiar estudos científicos e também o aprimoramento artístico durante o ser reinado.


Já no oitavo capítulo “Como ser um nobre no Brasil” Lilia Moritz vai nos mostrar o como se deu o surgimento e crescimentoda nobreza nacional. A autora irá nos mostrar que o reino crescia na mesma proporção que a corte também crescia. A nobreza brasileira se diferenciava da nobreza européia, uma das características que a diferenciava era à falta de hereditariedade. Também iremos perceber que podemos assimilar a nobreza, no Brasil, como um capital simbólico fundamental.

Ainda no oitavo capítulo, iremos ver aforma como o imperador irá trabalhar para ter certo controle sobre o crescimento dessa nobreza, onde os futuros nobres teriam que gastar grandes quantias de dinheiro para conseguir as cartas de mercês, e juntamente com isso foi tomado algumas medidas de punição, como prisões e multas, para aqueles que utilizassem dos títulos indevidamente. Porém, todas essas medidas não conseguem cessar o...
tracking img