Memorial descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. MEMORIAL DESCRITIVO
A edificação será executada em estruturas e alvenarias em blocos de concreto, cobertura com telha cerâmica, esquadrias metálicas e portas de madeira. Receberá revestimento cerâmico nos pisos e nas alvenarias internas nas instalações sanitárias. As fachadas externas serão pintadas.
Na especificação de materiais de construção e de acabamento final procurará optar pormateriais de boa qualidade e preço acessíveis que atendam as exigências da Organização Mundial de Saúde.
A residência terá uma área total de 69,8 m2 atendendo as necessidades destinadas à obra e sendo distribuídos em:
* Sala de 13,26m2;
* Cozinha de 11,424m2;
* Suíte de 10,2124m²;
* Quarto 1 de 8,1796m²;
* Quarto 2 de 7,381m²;
* 2 Banheiros de 2,79m2.

Todos os ambientesforam planejados para priorização da iluminação natural.

II. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 - O presente caderno de especificações irá como parte integrante do projeto executivo, para a construção da residência, complementando as informações das plantas, fachadas e detalhes, esclarecendo á respeito dos materiais e acabamentos a serem empregados na obra.1.2 - Todos os materiais e processos de aplicação especificados neste documento deverão obedecer ás recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) destacando-se em especial:

A) NB. 1 para execução de obras de concreto armado;
B) N.51 e NB.20 para execução de fundações;
C) NB. 11 para execução em estruturas de madeira;
D) NB. 3 para instalações elétricas;E) NB .19 e NB.41 para instalações sanitárias.

2. SERVIÇOS PRELIMINARES

2.1 - O projeto de instalação do canteiro de obras deverá ser submetido a aprovação da fiscalização antes de iniciada a obra, serão elaborados de acordo com as Normas Técnicas Brasileiras.

2.2 - A instalação da obra constará de placa de responsabilidade técnica e do projeto arquitetônico, construção detapumes e do barracão de obras, locação de obra, instalações provisórias e canteiro de obras.

2.3 - será providenciado todo material, mão-de-obra, ferramentas, maquinário, equipamentos necessários para que os trabalhos sejam desenvolvidos com responsabilidade.

2.4 - Deverá se manter a obra limpa e organizada.

2.5 - Será providenciado a instalação de água para o abastecimento detodo o canteiro e água potável para o consumo.

2.7 - Será providenciado também ligação de energia elétrica e instalação de luz para o funcionamento dos equipamentos.

3. MOVIMENTAÇÕES DE TERRA

3.1 - Os serviços de terraplenagem, aterro e reaterro serão executados dentro das Normas Técnicas Brasileiras a fim de estabelecer as cotas de níveis previstas no projeto para a construção daobra.

3.2 - Todo material excedente será retirado do local.

3.3 - Os trabalhos de aterro e reaterro de cavas de fundações e outras partes escavadas das obras, serão executadas com cuidados especiais, tendo em vista resguardar as estruturas de possíveis danos causados, por carregamentos exagerados e/ou assimétricos, que por impacto de equipamentos utilizados.

3.4 - O terreno possui comprimentofrontal de 10m e lateral de 20m e este deverá ser devidamente limpo, planificado e preparado para receber inicialmente a fundação que sustentará toda a estrutura da edificação.

4. ESCAVAÇÕES PARA FUNDAÇÕES

4.1 - As escavações para fundações e outras partes da obra previstas abaixo do nível do solo serão executadas em obediência restrita e rigorosa ao projeto, e de acordo com a naturezado terreno encontrado e o volume do trabalho a ser realizado.

4.2 - O fundo da vala será isento de pedras soltas, detritos orgânicos. Após a execução da limpeza e antes de lançar o lastro de britas, o solo será fortemente apiloado.

4.3 - O esgotamento será obrigatório quando a escavação atingir o lençol freático ou quando cavas acumularem água pluvial.

4.4 - Em nenhuma hipótese serão...
tracking img