Resenha artigo industria mineral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha sobre o Artigo Indústria Mineral

O artigo Indústria Mineral, escrito por Iran F. Machado, um professor diplomado em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco e autor do livro Recursos Minerais, Política e Sociedade, é um artigo escrito no ano de 1998 e é possível encontrá-lo para realização de pesquisas ou outra atividade acadêmica em várias fontes como livros e internet.O autor Iran Ferreira Machado participou da formulação de políticas de estímulo à mineração, estudos de reestruturação do setor mineral a nível federal, gerenciamento de projetos, análise de oportunidades de investimento, planejamento estratégico e negociação com empresas nacionais e estrangeiras. Já exerceu atividades tanto na iniciativa privada, quanto no serviço público.
Esseartigo é uma obra que exige conhecimentos prévios sobre o assunto para o total entendimento das idéias que o autor pretende passar para quem está lendo. Tendo em vista que um dos objetivos deste artigo é comunicar resultados de pesquisas e idéias, se torna muito difícil o esclarecimento deste assunto complexo para uma pessoa que não foi preparada previamente para adentrar nesse assunto. Essa obratambém pode servir como base para discussões e meio para um intercâmbio de idéias entre pessoas habituadas a essa área.
A principal idéia transmitida no começo desse artigo é de que o mundo bipolar chega ao fim e de que a siderurgia se torna algo ultrapassado enquanto a indústria eletrônica cresce. É importante ressaltar também que o crescimento econômico passa a ocorrer mais moderadamente, oque deixa a competição entre empresas, maior. O autor nos traz dados interessantes quando diz que o Brasil está entre os maiores produtores de recursos minerais do mundo, o que nos leva a acreditar que o país está movimentando, e por que não, elevando, sua economia com a exportação desses minerais que gera lucros e renda que serão investidos em diversas áreas de acordo com as necessidades do país.Constata se também que o Brasil não tem tantos concorrentes, o que também é bom em algum aspecto, mas como na maioria das situações, há também alguma desvantagem, como por exemplo, a inflação que acaba se elevando.
Um pouco mais a frente o autor fala sobre o cenário muito favorável às transnacionais de mineração enquanto países se debatem acirradamente em busca de algum investimentoestrangeiro. Essa situação confortável para as transnacionais faz com que elas busquem cada vez mais outros territórios para abrir minas. Tudo que foi mencionado reforça a idéia de o modelo de busca de jazidas de minerais de teores mais baixos se tornou pouco competitivo e falho frente as oportunidades existentes em países que necessitam continuar o aproveitamento dos seus recursos minerais para promovero seu desenvolvimento econômico.
Uma informação interessante é que até a década de 1980, três fatores inibiam o investimento de capital estrangeiro em outras terras, basicamente eram: o risco político dos países em desenvolvimento, a falta de infra-estrutura desses países e a restrição aos investimentos estrangeiros nos países socialistas. Após essa década, as mudanças radicais nos cenáriospolítico, social e econômico também afetaram de certo modo esses fatores que perderam um pouco o seu valor.
A questão meio-ambiente se torna de maior importância, quando a partir de certo momento os países se conscientizam de que suas práticas industriais tornariam os danos ao ambiente cada vez mais fortes até chegarem a um ponto em que se tornariam irreversíveis. Com os países cientesdestes riscos, foram implantadas restrições à atuação do setor produtivo. Sem possibilidade de ser diferente a mineração não fugiu aos dispositivos das legislações ambientais, devido ao seu impacto sobre o solo, entre outros. Atualmente, com a evolução de instrumentos de medição do impacto ambiental, as agencias ambientais são mais eficazes ao exigir o cumprimento de normas, ou seja, o rigor se...
tracking img