Economia - universidade anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1 - Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.

Não. Escassez é a natureza limitada dos recursos da sociedade, enquanto pobreza é a conseqüência da distribuiçãodesigual, desses recursos pela falta de disponibilidade de adquiri-los.

Questão 2 - Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simplesobservação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem ainvestir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.
Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para seevitar uma crise?

O estado deveria intervir por meio de uma política de gastos públicos.
Para Keynes, numa economia em recessão, não existem forças de auto-ajustamento, por isso se tornanecessária a intervenção do estado por meio de uma política de gastos públicos. Tal posicionamento teórico significa o fim da crença no laissez-faire como regulador dos fluxos real e monetário da economia e échamado principio da demanda efetiva

Questão 3 - O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos,
dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo,fixa preços
mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços
e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.

Impostos indiretos: É o que onera quem pagadeterminada mercadoria e não a pessoa que paga o imposto, uma vez que o preço primitivo da mercadoria pode ser acrescido do encargo resultante do pagamento do imposto. Em Exemplo Clássico: impostosobre circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
Impostos diretos: Tributos cujos contribuintes são os mesmos indivíduos que arcam com o ônus da respectiva contribuição, impostos sobre a renda e o...
tracking img