Atividade integradora geoeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UP – GAMA/DF
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

José Carlos C. Bezerra


ATIVIDADE INTEGRADORA DE GEOGRAFIA ECONÔMICA

GAMA – DF
FEVEREIRO / 2012

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
UP – GAMA
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Trabalho de Atividade Integradora de Licenciaturaem Geografia da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, para a disciplina Geografia Econômica.

Tutor: Profº Francisco Valterne.

GAMA – D. FEDERAL
Fevereiro /2012
APRESENTAÇÃO:

Buscando favorecer a integração do processo de produção dos saberes junto à disciplina Geografia Econômica e o desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à sua atuação e produção acadêmicanesta Atividade, você terá a oportunidade de analisar, sistematizar e organizar as informações contidas em textos acadêmicos e construir uma resenha, exercitando, assim, o poder de reflexão, crítica e criatividade.
A análise de um texto pressupõe a sua decomposição em partes, permitindo um estudo mais completo, ou seja, partindo de uma idéia-chave geral para um conjunto de idéias mais precisas.Nesse sentido, você deverá analisar o Texto Sobre “Fontes de Energia” de José William Vesentini; leia, analise, sistematize e organize as idéias contidas no Texto, através do fichamento de esboço para elaborar uma resenha crítica do mesmo.
Para tanto, é necessário compreender o caráter dialético da leitura e da própria aprendizagem, estabelecendo diálogos investigativos com o texto e percebendo ascorrelações com o contexto vivenciado. Para Carvalho (2005, p. 121) “a leitura de um texto pressupõe objetivos, intencionalidade [...]. Compreender o texto é tomá-lo a partir de um determinado horizonte, da perspectiva de quem se sente problematizado por ele”.
A realização eficiente deste trabalho proporcionará segurança perante o entendimento do texto e subsidiará a formação de valores e conceitosa respeito de sua temática.

TEXTO: FONTES DE ENERGIA
 
Energia e indústria
A industrialização é o processo que mais necessita de energia para sua manutenção, sendo para criar novas indústrias, modernizar ou manter as já existentes, sendo responsável pelo consumo de mais de 41% do total de consumo de energia de todos os tipos, seja hidrelétrico, petróleo, álcool, lenha, etc. Depois vêm ostransportes, que consomem 20,5%, o setor residencial com 16,1%, o próprio setor energético com 7,8%, o comércio com 5,2%, a agricultura com 4,9% e o setor público com cerca de 3,8%.
Além de consumir 41% da produção de energia diretamente, consome os outros 59% indiretamente, pois a maioria dos transportes serve para o deslocamento dos produtos industrializados, que por sua vez também são fruto deindústrias automotivas. Grandes partes do comércio vendem produtos manufaturados, no meio rural o gasto com energia é com as máquinas oriundas de fábricas e grande parte do consumo residencial é por parte de aparelhos eletroeletrônicos. Dessa forma o desenvolvimento da indústria é um grande incentivador do consumo energético.

A energia hidrelétrica
Apesar de 73% de o potencial hidrelétricopermanecem inaproveitado, pois existe ainda muita possibilidade de construção de novas geradoras, mas tem sido intenso, pois cerca de 93% da eletricidade gerada no país provém de hidrelétricas e está em terceiro lugar no mundo, perdendo para Rússia e China.
O maior desenvolvimento do potencial evoluiu principalmente nos rios da bacia amazônica, passando de 15 milhões de kW em 1970 para quase 260milhões de kW em 1995.
O potencial hidrelétrico segundo as bacias fluviais está dividido na tabela abaixo:
Bacia Amazônica    105 550 MW
Bacia do Tocantins 27 821 MW
Bacia do Paraná    57 358 MW
Bacia do São Francisco  26 354 MW
Bacia do Uruguai   13 902 MW
Bacia do Leste     14 469 MW
Bacias do Sul e Sudeste 9 622 MW
Outras   3 979 MW
TOTAL DO BRASIL    259 055 MW
Aproveitado (até 1995) ...
tracking img