Resenha - adeus professor, adeus professora?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha - Adeus professor, Adeus professora?
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus Professora? Novas tecnolo-
gias educacionais e profissão docente. / José Carlos Libâneo, 4.ed. – São /
Paulo: Cortez, 2000 – (Coleção Questões da Nossa Época; v. 67 )

Iane Margareth Teixeira Fernandes Abreu*


Adeus professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente é umlivro escrito por José Carlos Libâneo. Nessa obra, o autor analisa, com competência e objetividade, os requisitos básicos para que os novos profissionais da educação possam ser inseridos no mercado de trabalho com competência e habilidade. O livro estruturalmente está dividido em 3 capítulos, cada capítulo sub-dividido em temas. O autor narra os fatos na Ciência da Razão Temporal, numa concepçãoCrítico-Dialética entre o concreto e o abstrato, em uma abordagem Crítica-Social dos conteúdos, em que os objetivos de conhecimentos são relacionados com outros fatos e fenômenos da realidade, isto é, contextualizar um tema com a prática da realidade.. Nessa perspectiva dialógica , Libâneo evidencia suas idéias sobre as novas exigências educacionais para os professores, fomentando as reflexões quecada professor deverá incorporar para acompanhar as mudanças. Cabe ao professor assumir a mediação das interações professor-aluno-tecnologia de modo que o aluno possa construir o seu conhecimento em um ambiente desafiador, em que os professores com as novas tecnologias possam desenvolver a autonomia, criatividade, criticidade e auto-estima dos alunos.
O primeiro capítulo intilulado: ProfissãoProfessor ou Adeus Professor, Adeus Professora? Exigências educacionais contemporâneas e novas atitudes docentes, está dividido em três temas. Neste capítulo Libâneo aborda que estamos vivendo uma crise em todos os setores nesta sociedade denominada pós-moderna, dos mais complexos paradigmas da era da globalização; envolvendo ciência, técnica e tecnologia, marcada pelos avanços na comunicação e nainformática e por outras tantas transformações tecnológicas e científicas, provocando profundas mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais e também educacionais. E para que possamos ser inseridos nesta nova sociedade é preciso criar uma nova escola que realmente possa aceder à informações, conhecimentos e valores que a Sociedade da Informação e do Conhecimento nos trouxe de forma galopante.Neste contexto dialético é que Libâneo evidencia a importância do Professor como peça fundamental importância para a mediação, articulação, socialização e sistematização dos conhecimentos, na internalização dos saberes.
É preciso que este novo professor que ora surge possa atender estes novos tempos com uma: sólida formação cultural; capacidade de aprender a aprender; estar aberto às mudanças;competências para saber agir; habilidades comunicativas; domínio de linguagens informacional; habilidades de articular as aulas, levando os alunos à terem capacidade de interpretar e intervir na realidade, tendo como princípio do trabalho a pesquisa na educação com o uso de livros, revistas, jornais, cd-rom e a Internet como um Eldorado desta nova era, em conexão com as mídias e as multimídias;capacidade de empreender; domínio da informática e outros idiomas. Libâneo aborda de modo crítico e reflexivo um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, social e cultural para a inserção deste novo professor que essa escola o exige; em que estas características são pertinentes à esse profissional atuar na era da globalização.
O segundo capítulo denominado: As novas tecnologias dacomunicação e informação, a escola e os professores, está subdividido em 3 temas. Neste capítulo o autor faz uma reflexão pedagógica, em que a Educação e a Comunicação sempre andaram juntas, mas não são as mesmas coisas. Nesta sociedade globalizada, vivenciada com este novo paradigma no setor educacional, com os meios de informação e comunicação, denominada Novas Tecnologias da Comunicação e Informação...
tracking img