Republica da espada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A república da espada
15/11/1890 RJ- Um ano após a proclamação da república, militares vai a uma praça reconstituir da ação militar liderada por Deodoro da Fonseca, onde o exercito é o centro de tudo. Nesta época os habitantes entendia oque estava acontecendo, diferente de um ano atrás. Época em que os militares tinham o poder.
Governo Provisório
Nos meses seguintes, foi proposto umgoverno provisório onde o marechal Deodoro de Fonseca seria governador. Províncias se transformaram em estados. O partido liberal e o conservador foram desfeitos e os membros presos. Caso a república quisesse voltar o Exército impediria. O exército estava espalhado por todo o país e era vantajoso para a república. Mas este não era unido. Havia os que apoiavam a antiga Monarquia, outros ao Deodoro deFonseca (por ressentimentos do último governo), e os do Floriano Peixoto (queria garantir o progresso da sociedade a partir da república e implantar a industrialização). Mas ambos valorizavam o exército por causa da ditadura e da centralização do poder. SP, MG e RS apoiavam o federalismo. SP e MG apoiavam o poder legislativo em nível federal e estadual por causa da ditadura do Exército. Já RS,preferia o poder executivo, pois era centralizado em nível estadual. Os militares achavam que o federalismo era um risco pelo poder dado aos estados da federação, podendo perder a nacionalidade. Pressionados pelas oligarquias foi convocado a Assembleia Nacional Constituinte para fazer uma constituição republicana (definição das novas regras de politica do país). Após inúmeras polemicas, Deodoro eFloriano foram eleitos presidente e vice-presidente.
O governo Deodoro
Durante as eleições, militares coagiram os parlamentares em favor de Deodoro. O candidato paulista Prudente de Morais acabou não conseguindo vencer, mesmo tendo um forte apoio. Mas como vice-presidente a Assembleia Constituinte preferiu eleger Floriano Peixoto, candidato oposto com grande apoio oligárquico paulista do queEduardo Wandenkolk . A Assembleia foi transformada em Congresso Nacional, formada a maioria por opositores de Deodoro. O mesmo despediu vários presidentes de estados que não o apoiaram, colocando nos cargos homens de sua confiança. Rui Barbosa criou o Encilhamento o que trouxe uma crise econômica. O congresso criou um projeto chamado Lei das Responsabilidades (pretendia diminuir as atribuições do poderexecutivo). Deodoro fechou o congresso e declarou Estado de Sítio . Além de propor uma revisão constitucional para fortalecer mais ainda o poder executivo. Era apoiado por quase todos os presidentes de estados e pretendia colocar uma ditadura. Foi obrigado a renunciar por pela marinha e Floriano e a oligarquia. No mesmo dia Floriano assumiu, e teve que dar um grande espaço para a Marinha, peloalmirante Custódio de Melo. Agora os paulistas poderiam dirigir (PRR- Partido Republicano Rio-Grandense) o país através de Floriano. No RS havia disputas entre os republicanos (membros do PRR que apoiavam centralização do poder executivo estadual) e os federalistas (apoiavam o poder legislativo).
Floriano Peixoto

Governo marcado pela oposição entre poder executivo e os poderes estaduais. Asoligarquias rivais usavam o poder politico e militar para demarcar a hegemonia regional. Em 1892, 13 generais contestaram a posse de Floriano, já que Deodoro havia assumido por menos de dois anos e deveria ter uma nova eleição. 1893 houve a revolta federalista, entre o PRR e os federalistas gerando uma guerra civil. Floriano apoiou o PRR através de tropas do Exército. Em setembro do mesmo ano houve aRevolta Armada liderada por Custodio Melo e Eduardo W. contra o presidente. Estes bombardearam o RJ, então Floriano declarou estado de sítio. Os jacobinos brasileiros (grupo radical) promoveram manifestações em favor da república e apoiaram Floriano. Apoiavam as medidas militares e eram contra os presidentes civis. Os revoltosos da Armada e os Revoltosos Federais tentaram unir seus planos...
tracking img