Reportagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Edição de 24/03/2012 – Afubra http://www.gaz.com.br/gazetadosul/noticia/336524-expoagro_estima_publico_recorde_de_61_mil_pessoas/edicao:2012-03-24.html
A organização da Expoagro Afubra 2012 projeta que um público de 61 mil pessoas tenha prestigiado as atividades nos três dias de programação, no Parque de Exposições, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. A estimativa foi divulgada nessa sexta-feira erepresenta 8% a mais do que no ano passado. Conforme a organização, para 2013 estuda-se a possibilidade de iniciar a maior feira brasileira da agricultura familiar na segunda-feira. Também não é descartada a hipótese de estender a programação por quatro dias, mas qualquer decisão somente será tomada após uma pesquisa com as empresas e entidades parceiras.
Segundo o presidente da Associação dosFumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, a Expoagro Afubra a cada ano se se torna uma espécie de enciclopédia a céu aberto, onde os produtores podem tirar suas dúvidas sobre a rotina produtiva das propriedades. Além disso, os visitantes têm a oportunidade de conhecer outras alternativas econômicas para a agricultura familiar. A concentração de opções e atividades contribui para osucesso da feira. “Nossa avaliação é muito positiva. Desde o primeiro dia tivemos público acima da nossa expectativa”, comenta.
A participação das pessoas foi tão efetiva que o estacionamento, com capacidade de 5 mil carros, ficou completamente lotado no segundo dia da programação. “Precisamos abrir uma nova saída nos fundos da propriedade, com acesso à estrada velha”, conta. Conforme  o presidenteda Afubra, a mudança na data da feira pode ter contribuído para a presença mais massiva das famílias. “Os produtores de tabaco, que representam a maioria dos visitantes, estão menos atarefados nessa época.” Werner afirma que a organização está plenamente satisfeita com os resultados. “Nosso sucesso se deve às parcerias e envolvimento de todos.”
Visitantes
A família Ellwanger, de Vila Botucaraí,interior de Candelária, aproveitou a sexta-feira para visitar as atrações da Expoagro Afubra. O casal Edson e Elizandra, juntamente com os filhos Mateus, de 6 anos, e Camila, de 2 anos, conferiu as novidades da edição de 2012. “Como já terminamos a colheita do tabaco, fica mais fácil sair da propriedade”, comenta Elizandra. Para ela, é importante explorar as tecnologias em favor do desenvolvimentoda propriedade. “Os agricultores também precisam estar sempre atualizados.”
Cooperativas são eficientes para agregar valor

Como parte da programação da Expoagro Afubra 2012, ocorreu na tarde dessa sexta-feira o painel Cooperativismo, organizado pela Gazeta Grupo de Comunicações. Na abertura do evento, o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, lembrou que a própria Expoagro é feita com aparticipação de várias entidades, em espírito de cooperação, por isso a importância do tema para a agricultura familiar. O presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Virgílio Frederico Perius, falou sobre Cooperativismo e Associativismo na Agricultura Familiar.
Segundo ele, a organização em cooperativas é a forma mais eficaz de agregar valor à propriedade,através da industrialização de produtos. “As cooperativas são um importante instrumento de desenvolvimento econômico e social, e nos unindo, seremos cada vez mais fortes.” Para Perius, o fundamental na formação de uma cooperativa é a vontade. “É preciso determinação em primeiro lugar, vontade de fazer as coisas acontecerem.” Por outro lado, o que impede muitas cooperativas de terem o êxitoesperado são as dificuldades na gestão.
Diante disso, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado criou, em Porto Alegre, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). A instituição é a primeira da área no Brasil. Visa formar profissionais que integrem conhecimentos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos, marketing, planejamento, entre...
tracking img