Renha paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERNAMBUCO, Marta Maria; SILVA, Antonio Gouveia da. Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro; TRAJBER, Rachel (orgs.). Pensar oambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006, p. 205-217.

Resenha

LeilaGraduanda em Psicologia pela Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO).

O pernambucano Paulo Freire, nascido em Recife em 1921, é tema do artigo Paulo Freire: a educação e a transformação domundo de autoria de Marta Maria e Antonio Fernando, e que está incluso na publicação do Ministério da Educação – MEC no livro eletrônico Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educaçãoambiental.

Neste os autores apontam a discussão levantada por Freire que se propõe a educação ambiental ser uma educação interdisciplinar, transversal, de saberes, atitudes, sensibilidades, dialogandocom novos problemas e produzindo reflexões, concepções, métodos e experiências, construindo novas bases para conhecimentos e valores, portadora de uma nova sensibilidade e uma postura ética,comprometida com um projeto de cidadania.

Partindo de experiências concretas, buscando fundamentá-las, os autores mostram que Freire constrói um pensamento que une a ação à reflexão, apontando comoexigências de uma ação transformadora a constituição de trocas efetivas, recriando o conhecimento e saberes, a partir de temáticas que possibilitem superações das visões e vivências dos sujeitos. Porabordar a totalidade dos sujeitos em sua ação transformadora do mundo, refletindo sobre práticas dessa ação, pode contribuir para os que desejam abordar a educação ambiental também como uma prática demudança do mundo.

A metodologia proposta por Paulo Freire está centrada na cultura como dimensão da formação de uma consciência crítica que, pelo seu caráter dialógico, permite aos sujeitos...
tracking img