Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 86 (21401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Luiz Paulo Maia

SOsim: SIMULADOR PARA O ENSINO DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Orientador: Ageu C. Pacheco Jr., Ph.D.

Núcleo de Computação Eletrônica – NCE Instituto de Matemática – IM Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Rio de Janeiro, Março de 2001

ii

SOsim: SIMULADOR PARA O ENSINO DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Luiz Paulo Maia

DISSERTAÇÃO SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DOINSTITUTO DE MATEMÁTICA/NÚCLEO DE COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA (NCE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS EM INFORMÁTICA. Aprovada por:

Prof. Ageu C. Pacheco Jr., Ph.D.

Prof. Oswaldo Vernet de Souza Pires, D.Sc.

Profa. Margareth Simões Penello Meirelles, D.Sc.

RIO DE JANEIRO, RJ – BRASIL MARÇO DE 2001

iiiFICHA CATALOGRÁFICA

MAIA, LUIZ PAULO. SOsim: Simulador para o Ensino de Sistemas Operacionais. [Rio de Janeiro] 2001 IX, 85 p. 29,7 cm (IM/NCE/UFRJ, M.Sc., Informática, 2001) Dissertação – Universidade Federal do Rio de Janeiro, IM/NCE 1. Sistemas Operacionais. 2. Educação. 3. Ensino. I. Tese (Mestr. IM/NCE/UFRJ). II Título.

iv

AGRADECIMENTOS Gostaria de agradecer inicialmente a SérgioGuedes (NCE/UFRJ), Eduardo Luiz Pareto (NCE/UFRJ), Osvaldo Vernet (NCE/UFRJ), Fábio Ferrentine (NCE/UFRJ), Francis Berenger Machado (PUC-Rio), José Lucas Mourão Rangel Netto (PUC-Rio), Sergio Lifschitz (PUC-Rio) e Denis Cople (UERJ) pelo apoio dado na realização deste trabalho. Gostaria também de agradecer especialmente ao meu orientador, professor Ageu Pacheco (NCE/UFRJ), por sua paciência ehabilidade em lidar com as dificuldades de um mestrando em tempo parcial. Gostaria de agradecer à Deise Lobo Cavalcante (Dona Deise), Regina Célia Gomes Lima e aos demais profissionais da Secretaria Acadêmica do IM/UFRJ. Gostaria de agradecer aos amigos e familiares, presentes e ausentes, que tanto me apoiaram para a realização deste trabalho. Finalmente, gostaria de agradecer à Maria Clara e MariaLuiza por abrirem mão do tempo que deveria dedicar a elas para a confecção deste trabalho de tese.

v

DEDICATÓRIA Gostaria de dedicar este projeto ao mestre dos mestres, Prof. Júlio Salek Aude (NCE/UFRJ), falecido poucas semanas antes da conclusão deste trabalho. Serei sempre grato a ele, por me mostrar o que é ser realmente um professor. Dedicação, humildade, paciência, bom humor,conhecimento, simplicidade, didatismo eram apenas alguns dos adjetivos para uma aula sua. Fora da sala de aula, o Prof. Salek era um implementador de idéias, uma usina de realizações. Alguns têm as idéias, outros implementam, mas poucos idealizam e realizam. Qualquer um com estes predicados poderia estar trabalhando em um dos mais modernos centros de pesquisa do mundo. Mas não, o Prof. Salek escolheu ocaminho mais difícil para realizar seus desafios. Professor, esteja o senhor onde estiver, saiba que seu trabalho e suas idéias continuarão a influenciar muitas pessoas, especialmente seus ex-alunos como eu. Espero, algum dia, voltar a frequentar suas classes. Muito obrigado por tudo.

vi

Resumo da Tese apresentada ao IM/NCE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau deMestre em Ciências (M.Sc.).

SOsim: Simulador para o Ensino de Sistemas Operacionais
Luiz Paulo Maia Março/2001 Orientador: Ageu C. Pacheco Jr. Programa: Informática Um problema comum a professores e alunos de disciplinas na área da Ciência da Computação, tais como arquitetura de computadores e sistemas operacionais, é a relativa dificuldade em caracterizar a real dinâmica dos eventoscomputacionais. Por melhor que sejam o conhecimento e a comunicação do mestre, o raciocício e a atenção dispensados pelos alunos, o perfeito entendimento dos conceitos abordados fica comprometido pela estática inerente da abordagem das disciplinas. No caso específico de sistemas operacionais, após vários anos envolvido com o seu ensino, passei a procurar uma forma de dinamizar os conceitos e técnicas...
tracking img