Renascimento cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Renascimento Cultural
O renascimento foi um importante movimento cultural que aconteceu na Europa a partir do século XlV.
O termo renascimento deve ser entendido como a retomada do estudo de textos da cultura clássica Greco – latina, ou seja, “renascer” o mundo antigo, “trazendo de volta” o pensamento e as criações dos antigos gregos e romanos.
Esse movimento representou a redescoberta doconhecimento e do estudo fora do âmbito do que era permitido pela igreja.
Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
Características do Renascimento Cultural
O Renascimento ocorreu em varias regiões da Europa. Começou na Itália e expandiu-se para França, Alemanha, Inglaterra, Espanha,Portugal e Holanda. Apesar das diversidades regionais, observam-se características comuns e fundamentais do Renascimento.
Os principais valores contemplados pelo Renascimento foram:
• Retomada da cultura clássica: era o conjunto de obras literárias, filosóficas, históricas e de artes plásticas produzidas pelos gregos e pelos romanos na Idade Antiga. Os pensadores do Renascimento queriam, acima detudo, conhecer, estudar e aprender os textos da cultura clássica, vistos como portadores de reflexões e conhecimentos que mereciam ser recuperados.









• O ideal de universalidade: os renascentistas acreditavam que uma pessoa poderia vir a aprender e, a saber, tudo o que se conhece. Seu ideal de ser humano era, portanto, aquele que conhecia todas as artes e todas as ciências.• Humanismo: talvez a mais marcante característica do Renascimento tenha sido as questões ligadas à vida humana. Nessa etapa houve a preocupação em buscar nas pessoas sua beleza, seus aspectos positivos, em contrapartida ao pensamento medieval, que entendia os seres humanos como “frutos do pecado”.
A valorização da pessoa não significou uma ruptura com a religião; o que houve foi uma mudança narelação entre esses elementos: o pensamento na idade média era de que as pessoas estavam no mundo para sofrer, a fim de pagar seus pecados; os renascentistas, por sua vez, viam o mundo como um lugar de delicias, onde o ser humano foi colocado para ser feliz, para usufruir os benefícios e as belezas de tudo o que o rodeia, inclusive do próprio corpo.


















•Individualismo: expresso de muitas formas nas obras renascentistas, como no destaque individual e heróico de personagens da literatura e da pintura, o individualismo representa a capacidade de cada um em alcançar o sucesso ou o fracasso.
• Racionalismo: contrapondo-se à forte religiosidade medieval, o pensamento renascentista defendia que todo o conhecimento deveria ser produzido a partir da observação eda experimentação.
• Otimismo: durante os séculos XV e XVl, a sociedade burguesa viveu um intenso período de conquistas e desenvolvimento. Em vários setores prevaleceu um espírito de euforia com o sucesso e as riquezas alcançadas.

As artes no Renascimento
O grande movimento identificado como Renascimento, por sua vez, caracterizou-se muito mais pelas obras dos mestres da pintura, pelascriações dos grandes arquitetos e pela ousadia de seus intelectuais. Mesmo com toda a reverência feita à Antiguidade clássica, suas preocupações eram contemporâneas, pois buscavam expressar as características e necessidades de sua própria época: o sucesso das cidades, o êxito das praticas mercantis, a confiança na capacidade empreendedora do homem, o rompimento com os dogmas religiosos.
Viver para aarte ou para os estudos necessitava de uma fortuna pessoal, mas nem todos os artistas e intelectuais contavam com essa sorte. Para incentivar os gênios que não tinham como obter o próprio sustento, foi estabelecida a pratica do mecenato, isto é, uma ajuda financeira que os burgueses, os nobres e os reis davam aos artistas e intelectuais para que pudessem desenvolver trabalhos sem a necessidade de...
tracking img