Relevo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório

Formas de Relevo no Mundo

Técnica Cartográfica
Começamos por atribuir o tom de castanho a áreas de maior altitude (montanhas), este tom foi atribuído assim, porque nos mapas hipsométricos a cor atribuída é a mesma. Depois utilizamos o tom de amarelo que corresponde às áreas de deserto cujo os relevos são menos elevados, utilizamos o tom verde para a floresta representada naforma de vegetação. O tom azul escuro, utilizamos para as regiões frias, o tom azul claro foi utilizado para oceanos e marés que representam a água no estado líquido.
Utilizamos números para identificar as montanhas, letras para identificar os desertos, letras e nomes para identificar florestas e regiões frias.

Descrição, Localização e Identificação das Formas de Relevo.
AméricaComeçando pela América, onde se localizam as montanhas rochosas e a cordilheira dos Apalaches. A oeste situa-se o Deserto do Sonora. A norte, a floresta de coníferas, o Alasca e a Gronelândia.
Na América do Sul situa-se a oeste a cordilheira dos Andes e, a floresta equatorial da Amazónia.
Europa
Na Europa Central, situa-se a cordilheira dos Alpes, a nordeste na Península Ibérica, situa-se acordilheira dos Pirenéus. A norte da Europa, na península Escandinávia encontra-se a Floresta de Coníferas. A este os Montes Urais, e a sudeste os montes Cáucaso, ambos fazem fronteira natural com o continente Asiático. Na Europa do norte, existem regiões frias como é o caso da Islândia.

Ásia
No continente Asiático a oeste situam-se os Montes Urais, a sudoeste situam-se os Montes Cáucaso. NaÁsia Central e no sul situa-se a Cordilheira dos Himalaias. A nordeste da Cordilheira dos Himalaias situam-se os Desertos do Gobi e o Taklamakan. A sudoeste desta cordilheira localiza-se o Deserto do Thar, na Península Arábica situa-se o Deserto Rub-Al-Khali. A norte da Ásia a região fria da Sibéria e a sul desta a Floresta de Coníferas da Sibéria.

Oceânia
No norte da Oceânia, localiza-se aFloresta Tropical da Indonésia, a centro e a oeste da Austrália localiza-se o Deserto Australiano, e a este desta ilha a Grande Cordilheira Divisória.
Antárctida
Na Antárctida aparecem diversas formas de relevo mas todas constituídas por água em estado sólido.

Formas de Relevo na Europa
Técnica Cartográfica

A técnica usada neste mapa é igual à anterior com excepção do tom verde, oqual foi aplicado para áreas de baixa altitude (Planície Central Europeia) tal como nos mapas hipsométricos.
Descrição, Localização e Identificação das Formas de Relevo.
A norte da Península Ibérica os montes Cantábricos e a sul a Serra Nevada. Já na fronteira de Espanha com França localizam-se os Pirenéus. Na Europa Central localizam-se os Alpes .Na Europa do Sul mais propriamente na Itália,localizam-se os Apeninos. Na Sicília localiza-se o monte Etna. A este do mar Adriático localizam-se os Alpes Dináricos. A este destes localizam-se os Balcã, e a norte deste a Cordilheira dos Cárpatos. A norte da Europa na Península Escandinavia os Montes Escandinavos. A sudoeste deste continente localizam-se os montes Cáucaso e a este os Montes Urais, ambos fazem fronteira com a Ásia. Na EuropaCentral e de Leste localiza-se a maior Planície Central Europeia, a qual é considerada o celeiro da Europa.
Formas de Relevo na Península Ibérica.
Técnica Cartográfica

No mapa hipsométrico da Península Ibérica começamos por atribuir o tom verde às planícies mais baixas, amarelo e laranja a áreas de altitudes intermédias e o tom castanho para as montanhas. Associamos os principais rios eunidades geomorfológicas em papel vegetal de moda a podermos comparar com o mapa hipsométrico.
Descrição, Localização e Identificação das Formas de Relevo.
Ao analisarmos o mapa hipsométrico concluímos que, as formas de relevo mais baixas situam-se junto ao litoral. À medida que nos deslocamos para o interior da Península os relevos vão aumentando.No norte localizam-se os Montes Cantábricos...
tracking img