Relevancia dos anexos cutaneos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
centro universitário de várzea grande - univag
Curso de TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA
Disciplina: projeto integrador



A RELEVÂNCIA DOS ANEXOS CUTÂNEOS (UNHAS, PÊLOS, GLÂNDULAS SUDORÍPARAS E GLÂNDULAS SEBÁCEAS) PARA A ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

Cuiabá-MT
2011

centro universitário de várzea grande - univag
Curso de TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA
Disciplina: projeto integrador

ARELEVÂNCIA DOS ANEXOS CUTÂNEOS (UNHAS, PÊLOS, GLÂNDULAS SUDORÍPARAS E GLÂNDULAS SEBÁCEAS) PARA A ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

Pré-projeto apresentado ao curso de Tecnologia em Estética e Cosmetologia, como requisito parcial ao desenvolvimento do Projeto Integrador.

Orientadora:

Cuiabá-MT
2
2011
centro universitário de várzea grande - univag
Curso de TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIADisciplina: projeto integrador

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO …………………………………………………………………………...4
2. JUSTIFICATIVA .....................................................................................................6
3. OBJETIVOS ............................................................................................................7
3.1. GERAL....................................................................................................7
3.2. ESPECÍFICO.. .........................................................................................7
4. METODOLOGIA DA PESQUISA ...........................................................................8
5. CRONOGRAMA .....................................................................................................9
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS...........................................................................10

3

1. INTRODUÇÃO

A pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão,dor e tato). A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível.
É formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente.
A epiderme, camada mais externa da pele, é constituída por células epiteliais (queratinócitos) com disposição semelhante a uma "parede de tijolos". Estas células são produzidas na camada mais inferior daepiderme (camada basal ou germinativa) e em sua evolução em direção à superfície sofrem processo de queratinização ou corneificação, que dá origem à camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pela impermeabilização da pele. A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras.Além dos queratinócitos encontram-se também na epiderme: os melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele (melanina) e células de defesa imunológica (células de Langerhans).
A epiderme dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilossebáceos (pêlo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam osorifícios conhecidos como poros.
As unhas são formadas por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e pés.
4
Os pêlos existem por quase toda a superfície cutânea, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Podem ser minúsculos e finos (lanugos) ou grossos e fortes (terminais). No courocabeludo, os cabelos são cerca de 100 a 150 mil fios e seguem um ciclo de renovação no qual aproximadamente 70 a 100 fios caem por dia para mais tarde darem origem a novos pêlos.

Este ciclo de renovação apresenta 3 fases: anágena (fase de crescimento) - dura cerca de 2 a 5 anos, catágena (fase de interrupção do crescimento) - dura cerca de 3 semanas e telógena (fase de queda) - dura cerca de...
tracking img