Dermatoses Ocupacionais Biosseguran A

3391 palavras 14 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST
Biomedicina 3ª fase

DERMATOSES OCUPACIONAIS

Acadêmicos: Amanda Góes, Andressa Rocha, Leonardo Gabriel, Matheus Wesley, Micaela Boeira, Pedro Weidson, Taize Nacifico
Disciplina: Segurança e Biossegurança
Professor: Elder Fontoura

LAGES, 2015
DERMATOSES OCUPACIONAIS
As dermatoses ocupacionais são as doenças relacionadas às atividades profissionais. Sendo que muitas são autotratadas, outras recebem atendimento médico na própria empresa, são poucos os casos que chegam a clínicos e ao convênio do INSS. São responsáveis pelo desconforto, dor, queimação, problemas psicológicos, entre outros responsáveis que geram até mesmo a perda do trabalho. É necessário conhecer a situação do trabalhador, independente de qual sua atuação. Portanto, deve haver esforços para minimizar e se possível neutralizar por completo os fatores geradores das tais doenças.
Doença é toda a alteração direta ou indireta causada por agente na pele, mucosa e anexos. As causas indiretas são:
Idade: os jovens agem com menos cautela, devido a pouca experiência, geralmente são os mais afetados.
Sexo: as mulheres possuem maior comprometimento com as mãos, geralmente apresentam casos menos graves, entretanto podem ser igualmente afetados.
Etnia: a raça branca é menos protegida contra a exposição solar. Há também diferença entre as raças de acordo com a penetração de determinadas substâncias e certos agentes químicos.
Clima: a umidade e a temperatura influenciam no surgimento de dermatoses como miliária, piodermites e infecção por fungos. Já o trabalhador, que fica ao livre é mais susceptível a exposição solar, insetos, entre agentes diversificados que trazem riscos a pele.
Já as causas diretas são os agentes biológicos, físicos e químicos.
Os principais agentes físicos são radiações não-ionizantes, eletricidade, frio, calor.
Os principais agentes químicos podem ser irritantes, como solventes, detergentes ou ácidos, ou alérgicos, como níquel, cromo,

Relacionados