Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um retrospecto da Mineração no Brasil


Tiago Mozart Gonçalves Leite *

RESUMO
Este trabalho visa abordar a evolução da atividade mineraria no Brasil nas últimas décadas, seu impacto no contexto sócio-econômico, e os benefícios advindos desta evolução.
Como base para elaboração deste artigo foram utilizadas como fonte de pesquisa: informações provenientes de material técnico e literal,como “Tesouro Oculto – A Mineração em Prol do Desenvolvimento”, 2010, AD2 Editora, e pesquisas eletrônicas, informadas no final deste arquivo.

Palavras-chave: Retrospecto. Mineração. Evolução.

ABSTRACT
This work is intended to approach the evolution of mining in Brazil in the past decades, its impact in the economic and social contexts and the benefits that came from this evolution.
Assource to this article, were used internet researches and information provided by technical and literal material, like “Tesouro Oculto – A Mineração em Prol do Desenvolvimento”, 2010, AD2 Editora, Brazil, and other sources described in the end of this textual production.

Keywords: Retrospect. Mining. Evolution.

* Graduação em Engenheira de Minas
Centro Federal de Educação Tecnológica –CEFET – Araxá / MG
e-mail: tiago.mozart_@hotmail.com















1. Introdução

“A Mineração é uma atividade que é (e continuará sendo) a principal provedora de materiais para a humanidade. Os desafios técnicos, sociais e ambientais que se colocam para a indústria mineral, em nível mundial, requerem o aperfeiçoamento e o contínuo desenvolvimento de novosmétodos de mineração e de processamento de minerais que permitam minimizar os impactos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, fornecer os recursos necessários para a economia.” (1997, Azevedo).

Os livros de história ensinam que a metrópole portuguesa não se interessou, inicialmente, por um efetivo projeto de colonização das terras brasileiras. Mas ao contrário do ocorrido nas colônias espanholas, osportugueses encontraram indígenas que desconheciam o ouro e prata, que proporcionavam poder e riqueza nos tempos do mercantilismo.

Na segunda metade do século XVII, a economia açucareira começa a dar sinais de esgotamento, em função da frágil estruturação produtiva dos engenhos brasileiros e da forte concorrência de novas e mais eficientes regiões produtoras que apareceram. A metrópole passa aincentivar expedições ao interior da colônia na tentativa de encontrar os tão preciosos metais. Assim surge a interiorização do desenvolvimento nacional, baseada na exploração mineral desses metais preciosos.

A mineração foi (e continua sendo) a base para o desenvolvimento industrial do país e corresponde hoje por 5% do PIB brasileiro.2. A Mineração no Brasil – De Colônia de Exploração à Menina dos Olhos

Segundo Machado e Figueirôa (2000), a inauguração da atividade mineira no Brasil se dá em 1549, com a instalação do Governador Geral Tomé de Souza, no local onde hoje é a cidade de Salvador; a cal, já naquela época usada como argamassa e pintura de parede das casas, é obtida a partir da mineração dedepósitos de conchas na Baía de Todos os Santos.

A metrópole sempre incentivou a busca por minerais na colônia, porém somente após duzentos anos depósitos foram encontrados em Sabará por Manuel da Borba Gato, iniciando-se o ciclo do ouro.

Cerca de 715 toneladas de ouro foram extraídas em Minas Gerais, entre 1700 a 1801, através de pequenas bateias ou através de amalgamação (uma combinação de ouro emercúrio) seguida pela separação dos dois metais por volatilização.

O apogeu do ciclo do ouro ocorreu entre 1739 e 1799, sendo Minas Gerais o maior produtor. O ouro extraído era encaminhado para casas de fundições onde era pesado, extraído o quinto, fundido e moldado em barras que eram pesadas e registradas.

Já em 1729 se inicia o ciclo do diamante que prevalece por 140 anos, porém com...
tracking img