Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
LICENCIATURA EM FÍSICA

ELIANE FREITAS VALENTIM

RELATÓRIO DE PESQUISA

PROFESSORA: LUCILENE CARVALHO

MANAUS-AM
2012

SUMARIO

IDENTIFICAÇÃO
OBJETIVO
RESUMO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXO












IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA PESQUISADA

Escola Estadual Diofanto VieiraMonteiro
Endereço: Rua Caxangá, 155 Centro
Telefone: (92) 3215-3281

Especializada em Crianças com Deficiência Intelectual, com faixa etária diversificada.

OBJETIVO
* Observar as atividades realizadas pelas crianças com deficiência intelectual, e o grau de dificuldade que elas apresentaram;
* Observar os aspectos da escola, incluindo ambiente escolar.

RESUMO

Aobservação realizada na Escola Diofanto Vieira Monteiro tem por objetivo observar as atividades realizadas pelas crianças com deficiência intelectual, e o grau de dificuldade que elas apresentaram; observar os aspectos da escola, incluindo ambiente escolar. Com finalidade de reconhecer portadores de tal deficiência e compreender suas reais limitações As crianças com atraso cognitivo podem precisar de maistempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural que enfrentem dificuldades na escola. No entanto aprenderão, mas necessitarão de mais tempo. É possível que algumas crianças não consigam aprender algumas coisas como qualquer pessoa que também não consegue aprender tudo.
Palavras – Chaves:deficiência, criança, dificuldades.

INTRODUÇÃO
Conforme declara a Lei 9394/96 , inclusão é uma proposta que condiz com a igualdade de direitos e oportunidades educacionais para todos em ambientes favoráveis já 'garantidos' por ela. Mas, nem sempre esse direito é de fato uma garantia aos cidadãos. A busca por um bom aprendizado vai além das barreiras educacionais. Sabemos das dificuldadesexistentes, no modelo atual de ensino, mas há uma necessidade que a escola e os professores se adequem a essa nova visão mundo de inclusão social.
Uma criança com deficiência intelectual pode obter resultados escolares muito interessantes. Mas nem sempre a adequação do currículo funcional ou individual às necessidades da criança exige meios adicionais muito distintos dos que devem ser providenciados atodos os alunos, sem exceção.
Antes de ir para a escola e até aos três anos, a criança deve beneficiar de um sistema de intervenção precoce. Os educadores e outros técnicos do serviço de intervenção precoce devem pôr em prática um Plano Individual de Apoio à Família.
Este plano define as necessidades individuais e únicas da criança. Define também o tipo de apoio para responder a essas necessidades.Por outro lado, enquadra as necessidades da criança nas necessidades individuais e únicas da família, para que os pais e outros elementos da família saibam como ajudar a criança. Quando a criança ingressa na Educação Infantil e depois no Ensino Fundamental, os educadores em parceria com a família devem por em prática um programa educativo que responda às necessidades individuais e únicas dacriança. Este programa é em tudo idêntico ao anterior, só que ajustado à idade da criança e à sua inclusão no meio escolar. Define as necessidades do aluno e os tipos de apoio escolar e extraescolar.
Na Escola Estadual Vieira Monteiro tive a oportunidade de observar o trabalho realizado com crianças com deficiência intelectual. No primeiro momento fiquei surpresa com a infraestrutura da escola, setratando de uma escola publica depois com o cuidado demonstrado, pelos professores e funcionários da escola com os alunos e o respeito que os mesmos demonstram uns com os outros.
De acordo com dados pesquisados os investigadores encontraram muitas causas da deficiência intelectual, as mais comuns são:
Condições genéticas: Por vezes, o atraso mental é causado por genes anormais herdados dos...
tracking img