Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema nervoso constitui uma rede de comunicação que permite a um organismo interagir de modo adequado com meio (interno e externo\0, de modo que este controla e coordena as funções de todos osdemais sistemas do organismo através de estímulos. O sistema nervoso está dividido em duas partes: OSNC que recebe, analisa e integra informações, é o local onde ocorre a tomada de decisões e envio deordens. O SNP que carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores(músculos e glândulas), é constituído por terminaçõesnervosa, nervos e gânglios.
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações queocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso. As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que umneurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.

OBJETIVOS
Estudar as propriedades dos nervos e suas conexões com os tecidos musculares, ospotenciais de repouso e de ação, a lei da integridade do nervo e a excitabilidade nervosa.
RECURSOS NECESSARIOS
1º Caso
Animal: 02 coelhos
Pilocarpina (colírio)
Atropina (colírio)
Luvas deprocedimento
A turma foi dividida e os recursos necessários foram separados para dois laboratórios.

RESULTADOS
Ao administrar a Pilocarpina, nos olhos do 1º caso foram observadas as seguintes reações:ativação do sistema nervoso parassimpático onde o coelho apresentou- se calmo, sendo estimulado a salivação e o sistema digestivo do mesmo.

No 2º coelho foi administrado a Atropina foi observado aativação do sistema nervoso simpático, na qual o coelho ficou agitado, causando a dilatação da pupila e ereção das orelhas.

Em seguida foi realizada em pratica para demonstração do Arco- Reflexo...
tracking img