Neurociencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTELIGÊNCIA / Livros
Use o lado direito do cérebro e seja feliz
Neurocientista conta como entrou em nirvana ao sofrer um derrame que paralisou a parte esquerda de sua mente
Época Negócios
|
Aneurocientista americana Jill Bolte Taylor acordou na manhã de 10 de dezembro de 1996 com uma forte dor de cabeça. Uma veia havia estourado no lado esquerdo de seu cérebro. O enorme coágulo que seformou, do tamanho de uma bola de pingue-pongue, interrompeu as capacidades associadas a esse hemisfério, como a linguagem e o pensamento lógico. Aos 37 anos, Jill não conseguia falar nem reconhecer amãe, com quem vivia. O derrame também afetou seus movimentos. Um amigo a levou a tempo para o hospital.
Esse relato assemelha-se, até aqui, a outros casos de derrame causados por hemorragia. Aexperiência vivida pela então pesquisadora da Universidade Harvard tem, no entanto, características únicas. Jill faz uma descrição impressionante do que passou em My Stroke of Insight ("O derrame dapercepção"), lançado nos Estados Unidos. Conta que, durante o derrame, desapareceram suas preocupações. Uma intensa alegria a dominou. A percepção do mundo físico se transformou. Não distinguia mais os limites deseu corpo nem do que estava à sua volta - era como se as moléculas de todas as coisas se misturassem. Havia apenas um fulgurante campo de energia. Sua mente havia se desconectado do corpo, "como sefosse um gênio deixando a garrafa". Era o nirvana.
A sensação de bem-aventurança continuou nos anos seguintes, mas graças aos oito anos de tratamento recuperou as antigas capacidades intelectuais - etambém os movimentos. Por que se esforçar para voltar a ter aptidões mentais que pouco contribuíram para sua felicidade? No livro ela conta que sua principal motivação foi a possibilidade de ensinaràs pessoas que não é preciso obedecer às vontades do hemisfério esquerdo do cérebro. A felicidade reside no lado direito. É ele que deve assumir o comando. Jill acredita que faz parte de sua...
tracking img