Relatorio vidrarias de laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeiaé constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Àsmisturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que,soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspectouniforme.As ligas metálicas, por exemplo, são soluções sólidas; o ar que envolve a Terraéuma solução gasosa formada, principalmente, pelos gases N2 e O2; a água dosoceanos é uma solução líquida na qual encontramos vários sais dissolvidos, alémde gases; o guaraná também é uma solução aquosa, contendo açúcar, extratos deplantas e vários aditivos.Nos exemplos acima descritos, podemos perceber que as soluções são sistemashomogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas(soluto) em outrasubstância presente em maior proporção na mistura (solvente). Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos emlíquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico(água + NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Nãoimporta se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, elaserá osolvente da solução, independente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal. Essas soluções são chamadas soluções aquosas.

2.OBJETIVO
Compreender a natureza e a importância das soluções e preparar soluções,bem como aprender métodos de preparação de alguns tipos de soluções de usocomun em laboratório.

1-Parte ExperimentalMateriais
Béquer de 50ml(2), balança, balão volumétricode 100ml(2), balão volumétrico de250ml(1), funil de vidro(1), pipeta volumétrica(1).
Solutos e Solventes
Sulfato de cobre(CuSO4.5H2O), água deionizada, Hidróxido de sódio(NaOH)
Procedimento 1
A.Preparo de 100 mL de solução 0,05 mol/L de Sulfato de cobre II, CuSO4
1.Calcule a quantidade de massa de CuSO4.5H
2 O necessária parapreparar 100 mL de uma solução0,05 mol/L:0,05 mol/L CuSO4 -----1000ml de soluçãoX -----100ml de águaX = 0,005mol/L CuSO41mol de CuSO4 ----245g0,005mol CuSO4---XX =1,2 gramas de soluto(CuSO4)2.Pese a massa calculada em um béquer de 50 mL.

3.Anote exatamente o peso observado na balança.
4.Dissolva o CuSO4.5H
2 O ainda no béquer e vá transferindo a soluçãopara o balão volumétrico de 100 mL, com auxílio de um funil de vidro.5.Lave várias vezes o béquer e o funilaté próximo ao volume de 100 mL.6.Complete, cuidadosamente, o volume para 100 mL até a marca deaferição, feche o balão, e agite vigorosamente para homogeneizar asolução, mas com cuidado.7.Se necessário refaça os cálculos para determinar a concentração emmol/L exata da solução.8.Reserve essa solução em um frasco para futura utilização. NÃOesqueça de rotular o frasco.

 
Resultados e discussão
Aose misturar o Sulfato de cobre (soluto) com 100 mL de águadeionizada (solvente), a solução que é formada atinge uma coloração azulada.
 Procedimento 2 
B.Diluição de uma solução, para o preparo de 100 mL de solução 0,01mol/L de Sulfato de cobre, CuSO
4,à partir de uma solução 0,05 mol/L desulfato de cobre, CuSO4

9.Calcule o volume da solução de sulfato de cobre, CuSO4 , necessáriaparapreparar 100 mL de uma solução 0,01 mol/L de sulfato de cobre,CuSO4 .100ml de solu;ao 0,05mol/L de CuSO4 / 5 = 20ml da solução
10.Com auxílio de uma pipeta volumétrica ou uma pipeta graduada (se for o caso), transfira o volume calculado para um balão volumétrico de 100 mL.1
1.Complete, cuidadosamente, o volume para 100mL até a marca deaferição, feche o balão, e agite vigorosamente para homogeneizar asolução, mas com cuidado.
12.Reserve essa solução em um frasco para futura utilização. NÃOesqueça de rotular o frasco

Resultados e discussão
A solução ficou com uma coloração azul, porém, mais clara do que o 1°procedimento devido à quantidade de soluto e solvente misturados.
Procedimento 3 C.Preparo de 250 mL de solução 0,1 mol/L de Hidróxido de sódio, NaOH.
13.Calcule a quantidade...
tracking img