Relatorio quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA



EXTRAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR

CRICIÚMA, MAIO DE 2012.


EXTRAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR

Relatório apresentado ao Curso de Biomedicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, solicitado na disciplina de Química Geral e Inorgânica, pela Profo. Normélia Lalau de Farias.

CRICIÚMA, MAIO DE 2012.SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
2.1 Água deionizada 5
2.2 Cravo 5
2.3 Eugenol 6
2.5 Diclorometano 8
2.6 Sulfato de Sódio 8
3. OBJETIVOS GERAIS 9
3.1 Objetivos específicos 9
4. MATERIAS E METODOS 10
4.1 Materiais 10
4.2 Metodologia 11
5 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 13
6 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO
 
Óleos essências são compostos orgânicos voláteiscontidos em alguns vegetais, que podem ser extraídos através da destilação por arraste a vapor, mas também pode ser feito pela extração por solventes de folhas, flores, cascas, madeiras e raízes.
A destilação por arraste a vapor é utilizada na purificação de substâncias orgânicas voláteis e imiscíveis em água. O ponto de ebulição da mistura entre água destilada e óleo essencial é menor do que oponto de ebulição de qualquer componente puro. O ponto de ebulição da mistura é constante enquanto ambos os componentes estiverem presentes.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Água deionizada

É a água que foi obtida por meio da deionização. Deionização é um processo utilizado em laboratórios e indústria para produzir solventes puros, isentos de íons.
Na produção da água deionizada procede-sepassando a água por uma coluna com grãos de uma resina de troca iônica. No caso das resinas de troca catiônica, esta trocará seus íons hidrogênio (H+) por contaminantes catiônicos, como os cátions (cálcio, magnésio, ferro, alumínio, manganês, cobre, zinco, cromo, níquel e outros cátions metálicos e cátions diversos).
As resinas aniônicas trocam seus íons hidroxila (OH-) por sua vez peloscontaminantes aniônicos (clorato, clorito, cloreto, sulfato, sulfito, sulfeto, nitrato, nitrito, fosfato, fluoreto e outros ânions, além da sílica).
As resinas de troca iônica são polímeros orgânicos geralmente sulfonados e derivados do estireno e do divinilbenzeno, sob a forma de pequenas partículas geralmente esféricas, com diâmetro menor que 0,5 mm.
A pureza da água na saída do processo pode serdeterminada pela medição de sua condutividade elétrica, que sempre será reduzida de acordo com a eficiência da purificação.

2.2 Cravo

O cravo é uma planta usada como tempero desde a antiguidade: era uma das mercadorias entre as especiarias da china, que motivaram inúmeras viagens de navegadores europeus para o continente asiático. Na china os cravos eram usados não só como condimentos, mastambém como antiséptico bucal: qualquer um com audiência com o imperador precisava mascar cravos para prevenir o mal hálito. Viajantes arábicos já vendiam cravos na Europa ainda no império romano.
Os principais consumidores de cravo, no mundo, são os habitantes da Indonésia, responsável pelo consumo de mais de 50% da produção mundial. O principal uso não é na cozinha: cigarros aromatizados com cravosão extremamente populares e quase todos os homens da Indonésia são usuários. O cravo também tem sido utilizado, há mais de 2000 anos, como uma planta medicinal. Os chineses acreditavam em seu poder afrodisíaco.

2.3 Eugenol

O Eugenol é um óleo que está presente nos cravos, canela, sassafrás e mirra. A nomenclatura IUPAC para o eugenol é 4-Alil-2-Metoxifenol e o número CAS é 97-53-0. Possui ummarcante efeito anestésico, sendo usado no tratamento de dores de dente. É também empregado na indústria de cosméticos.

2.4 Óleos essenciais

Óleos essenciais são presentes da natureza, que é a doadora dos mais valiosos ingredientes para a vida. Os óleos essenciais são cada vez mais procurados para a saúde e a beleza, auxiliando na cura de doenças, cicatrização de ferimentos e também no...
tracking img