Relatorio potassio e sodio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Agrarias
Departamento de Engenharia Agrícola
ENG 420 – Tratamento de resíduos líquidos e gasosos

RELATÓRIO AULA PRÁTICA
SÓDIO E POTÁSSIO
EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS

Aluna: Elohanna Levi Azevedo – 64893
Professor: Valdeir Eustáquio Júnior

Maio 2012
Viçosa
1. Introdução

O potássio é um elemento de origem mineral e encontra-sepresente em praticamente todos os tipos de alimentos, sejam de origem animal ou vegetal, embora existam em maior quantidade nos alimentos de origem vegetal. O potássio tem uma elevada taxa de absorção, na ordem dos 90%, sendo esta realizada pelo através do intestino delgado. [1]
O potássio é caracterizado pela sua alta seletividade no momento da absorção, e está intimamente ligado à atividademetabólica na planta. Apresenta uma alta mobilidade na planta, tanto no xilema como no floema, e por não fazer parte de nenhum composto orgânico na planta, devido a baixa afinidade com ligantes orgânicos. O potássio está ligado também ao controle osmótico da célula (TIBAU, 1983).
O potássio no solo é absorvido em grandes quantidades pelas plantas, sendo que apenas o nitrogênio é absorvido em quantidadesuperior a ele. Em solos cultivados, é encontrado em quantidades de 7 a 15.000 kg/ha, mas desse total, só 1 a 2% (70 a 300 kg.), encontra-se em forma trocável ou solúvel, isto é, em forma assimilável pelas plantas. Potássio não disponível Þ É encontrado em minerais (rochas). É liberado à medida que os minerais do solo são intemperizados (lenta) e lentamente disponível ‘E aquele “fixado” ou retidoentre as lâminas de certas argilas do solo (TIBAU, 1983).
Potássio disponível é formado pelo K encontrado na solução do solo mais o K adsorvido, em forma trocável, pela matéria orgânica e pela argila do solo. Nas culturas anuais a adubação com K é feita no plantio e em cobertura, dependendo do caso, no sulco de plantio ou nas covas, com parte do nitrogênio e parte ou todo fósforo. O adubo não deveentrar em contato com a semente ou com a muda, para evitar a queima das mesmas devidas altas concentrações salina (MATOS, 1997).
O Sódio é um elemento de origem mineral que unido a outro elemento, o cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal, como o conhecemos de forma comum. Outros sais minerais, como o iodeto de sódio ou nitrato de sódio, são também formatos pelo elemento principal "sódio". Estemineral pode advir de três origens diferentes, existindo em quase todos os alimentos, formando diversos sais.
Possui uma elevadíssima taxa de absorção. Praticamente a totalidade deste mineral passa para o sangue, contudo é função dos rins eliminar os excessos, que em muitos casos corresponde a 90% do que é ingerido nos alimentos.
O sódio é essencial para algumas plantas com mecanismo defotossíntese em C4. As plantas cultivadas são divididas em natrofílicas e natrofóbicas, conforme são ou não beneficiadas pela presença do elemento. Nas plantas natrofílicas o sódio substitui parcialmente o potássio, resultando em maior resistência à secura, crescimento mais rápido quando a planta é jovem e maior acumulação de glúcidos de reserva.

2. Objetivo

Quantificar as concentrações de sódio epotássio presentes no esgoto doméstico, agua residuária de bovinocultura e agua residuária de laticínio.

3. Materiais e métodos

a. Materiais

* balões de 50 mL;
* bloco digestor;
* tubos digestores;
* pisseta;
* fotômetro de chama;
* ácido nítrico concentrado, p.a.;
* ácido perclórico 70%;
* solução padrão de 1000 mg.L-1 de K e de Na:
* Pesar1,9069 g de KCl e 2,5409 g de NaCl, secos durante duas horas em estufa a 105°C. Dissolver os sais em água destilada e completar o volume do balão volumétrico até 1 litro. Para obter-se a solução padrão de 20 mg.L-1, colocar 20 mL da solução 1000 mg.L-1 de K e de Na em balão volumétrico de 1 L e completando o volume com água destilada.
* solução HCl 1 molc L-1
* Colocar 84,8 mL de HCl...
tracking img