Relatorio parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O exame parasitológico de fezes (EPF) tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa das diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes.Esse procedimento ocorre através de dois tipos iniciais de exames: o exame macroscópico que deve sempre anteceder o exame microscópico, nesse é analisado o material fecal que varia quanto a suaconsistência, e geralmente é classificado em fezes formadas, semi-formadas, pastosas ou líquidas diarréicas. Também permite a verificação do odor, da presença de elementos anormais, como muco ou sangue, e devermes adultos ou partes deles. O exame microscópico permite a visualização dos ovos ou larvas, cistos, trofozoítos ou oocistos de protozoários. Pode ser quantitativo ou qualitativo. Os métodosquantitativos são aqueles nos quais se faz a contagem dos ovos nas fezes, permitindo, assim, avaliar a intensidade do parasitismo. São pouco utilizados, pois a dose dos medicamentos antiparasitária não levaem conta a carga parasitária e sim o peso corporal do paciente. Os métodos qualitativos são os mais utilizados, demonstrando a presença das formas parasitárias, sem, entretanto, quantificá-las.
Oresultado do exame parasitológico das fezes tem como objetivo cinco propósitos principais: fornecer informações úteis ao diagnóstico; servir como guia para o tratamento, acompanhar e determinar aeficiência do tratamento, trazer informações de valor para estudos epidemiológicos e fornecer os elementos básicos para corrigir as deficiências nos programas de profilaxia do meio ambiente. Todos osparasitas patogênicos ou não patogênicos deverão ser reportados nos seus nomes científicos, dando ênfase ao estágio de diagnóstico identificado.

Existem várias técnicas coprológicas para aidentificação de protozoários, por exemplo:
* Ritche: nesse método podem ser encontrados vários tipos de protozoários entre eles – Trypanossoma, Leishmania, Entamoeba, Toxoplasma, Plasmodium e...
tracking img