Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Passivo Não Circulante
 
As contas do Passivo Não Circulante: Representa as obrigações com prazo de vencimento após 12 (doze) meses. Ex: empréstimos bancários e financiamentos.Neste grupo também são classificadas as seguintes contas como as de adiantamentos de sócios, adiantamentos de acionistas.
As contas do Passivo Não Circulante devem ser analisadas comrelação aos documentos que darão suporte para escrituração das movimentação no ano.
Devemos observar por exemplo que nos contratos com vencimento a longo prazo, devem serreclassificadas para o Passivo Circulante as parcelas a vencer no período de 12 meses após o encerramento do balanço.
Para exemplificar vamos analisar o seguinte cenário, um contrato comsaldo de R$ 360.000 em 31.12.2012, restando 36 parcelas a vencer, nos próximos 36 meses, será classificado da seguinte forma: 12 parcelas x 10.000 = 120.000, serão reclassificadas para oPassivo Circulante.24 parcelas x 10.000 = 240.000, estarão registradas no Passivo Não Circulante, sendo que em cada encerramento deve-se reclassificar.
Esta definição deve seradotado para as demais contas, como exemplo os parcelamentos de tributos a longo prazo, os empréstimos a terceiros a longo prazo.
As contas do Passivo Não Circulante portanto todas asobrigações das empresas cujo vencimento seja após o exercício seguinte, deverão ser classificadas como não-circulantes.

Observação: E valido ressaltar que até 03.12.2008, asobrigações com prazo de vencimento após 12 (doze) meses estavam registradas no Passivo Exigível a Longo Prazo. No entanto, após a MP 449/08, o grupo Passivo Exigível a Longo Prazo passoua ser denominado Passivo não Circulante portanto todas as obrigações das empresas cujo vencimento seja após o exercício seguinte, deverão ser classificadas como não-circulantes.
tracking img