Relatorio Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os atos reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. Todos os neurônios existentes no sistema nervoso do homem, embora recebendo nomes diferentes e variados em diferentes setores do sistema nervoso central, podem ser classificados em três tipos fundamentais (aferente eferente ou de associação). (MACHADO, 2003)
O estímulo chega ao órgão receptor e éenviado à medula espinhal através de neurônios sensitivos ou aferentes, chegando pela raiz dorsal, lá os neurônios de associação trouxe um considerável aumento do número de sinapses, aumentando a complexidade do sistema nervoso e permitindo a realização de padrões de comportamento cada vez mais elaborados, eles recebem a informação e enviam uma ordem de ação pelos neurônios motores ou eferentes quesaem da medula através da raiz ventral. Os neurônios eferentes inervam músculos estriados esqueléticos e conduzem o impulso nervoso a órgãos efetuadores que podem ser um músculo ou uma glândula, chegam à glândula ou ao músculo que realizará uma resposta. Esse caminho percorrido pelo impulso nervoso é chamado de arco reflexo. (EBAH E CAMPBELL, 2007).
O objetivo desta prática foi estudar algumasmanifestações reflexas somáticas, para que possamos conhecer os reflexos observados em condições normais no ser humano quando determinados estímulos são aplicados em partes específicas de seu corpo.










METODOLOGIA

A prática foi realizada no laboratório e sala de aula da Faculdade de Ciências Médicas – FACIME, sob supervisão da professora de fisiologia Adriana Pinheiro. O roteiro prático dadisciplina foi seguido e foram utilizadas cobaias da espécie humana. Os materiais utilizados foram caneta, martelo com a ponta de borracha, cadeira e lenço de papel.
Foram realizados cinco experimentos que correspondem a cinco reflexos diferentes:
Reflexos somáticos superficiais:
Reflexo plantar: Esfregou-se a ponta de um bocal de caneta ao longo da planta do pé, próximo ao lado medial;
Reflexocorneal: Tocou-se a córnea gentilmente com a ponta de um lenço de papel;
Reflexos somáticos miotáticos:
Reflexo patelar: Percutiu-se o ligamento patelar (logo abaixo da rótula) com um martelo de borracha. A pessoa estava sentada de forma que as pernas balançavam livremente. Em seguida pesquisou-se o reflexo com a perna em vários graus de flexão e observou-se em que ângulo a resposta foi mais efetiva.Foi feita também a manobra de Jendrassik, na qual a pessoa agarra fortemente os punhos e puxa-os em sentidos opostos, e novamente foram verificados os reflexos.
Reflexo aquileu: Com o martelo de borracha foi feita uma ligeira percussão sobre o tendão de Aquiles. A pessoa deve estar com os joelhos apoiados sobre uma cadeira de que o pé relaxasse livremente. Repetiu-se no outro membro.
Reflexotricipital: Bateu-se o martelo de borracha sobre o tendão de inserção de tríceps braquial, a 2cm do cotovelo. A pessoa deve estar com o braço repousando sobre uma das mãos de examinador de forma que o antebraço balançasse livremente.


RESULTADOS

Tabela 1: Resposta ao reflexo plantar na espécie humana. Teresina. 2013.
Reflexo Realizado
Ocorrência do ato reflexo
Plantar
X

Tabela 2: Resposta ao reflexocorneal na espécie humana. Teresina. 2013.
Reflexo Realizado
Ocorrência do ato reflexo
Corneal
XX

Tabela 3: Resposta ao reflexo patelar na espécie humana. Teresina. 2013.
Reflexo Realizado
Ocorrência do ato reflexo
Patelar sem manobra de Jendrassik em ângulo de 90°
X
Patelar sem manobra de Jendrassik em ângulo menor que 90º
X
Patelar sem manobra de Jendrassik em ângulo maior que 90º
X
Patelar commanobra de Jendrassik em ângulo de 90°
XXX
Patelar com manobra de Jendrassik em ângulo menor que 90º
XX
Patelar com manobra de Jendrassik em ângulo maior que 90º
X

Tabela 4: Resposta ao reflexo aquileu na espécie humana. Teresina. 2013.
Reflexo Realizado
Ocorrência do ato reflexo
Aquileu
X

Tabela 5: Resposta ao reflexo tricipital na espécie humana. Teresina. 2013.
Reflexo Realizado
Ocorrência...
tracking img