Relatorio de fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI
DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E FISIOLOGIA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
PROFESSORA: WALDILENE

ESTUDO DO PULSO ARTERIAL E DA PRESSÃO ARTERIAL DO HOMEM

ALBECY OLIVEIRA
DANILO FERNANDES
INGRID VALE
GABRIELA ALVES
MIRIAN PATRÍCIA
NOELMA CRISTINA
REBECA DEOLINDO
RENATA LARISSA

TERESINA, MARÇO DE 2013
INTRODUÇÃO

Oconjunto dos eventos cardíacos que ocorre entre o início de um batimento e o início do próximo é denominado ciclo cardíaco. O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado diástole, durante o qual o coração se enche de sangue, seguido pelo período de contração sístole.
O coração pode ser encarado como uma bomba recíproca. Os princípios mecânicos de uma bomba recíproca são simples. Acâmara bombeadora tem volume variável, além de um orifício de entrada e outro de saída. No orifício de entrada, existe uma válvula unidirecional, disposta de tal maneira que só se abre quando a pressão na câmara de bombeamento excede a pressão na câmara de saída. Como o diafragma se movimenta para trás e para diante,o volume da câmara está sempre variando,fazendo a pressão aumentar e diminuir.
Nopresente relatório/trabalho, exploramos os mecanismos implicados na regulação da pressão arterial. A estratégia global do sistema cardiovascular consiste em assegurar a todos os órgãos uma pressão da perfusão constante e permitir que cada órgão regule seu próprio fluxo sanguíneo de acordo com as necessidades locais dos tecidos. Literalmente todos os leitos capilares que servem aos diferentes tecidosdo corpo acham-se dispostos em paralelo e que, portanto, a força matriz do fluxo sanguíneo, que é a pressão arterial média (PAM), é a mesma para todos os tecidos. O aumento da demanda por fluxo sanguíneo num determinado órgão ativa mecanismos locais que produzem diminuição da resistência arteriolar. Se a PAM se mantiver constante, o fluxo sanguíneo que se dirige para esse tecido sofrerá aumento,em obediência à lei de Ohm. Entretanto, a PAM só se manterá constante se o débito cardíaco exibir um aumento correspondente. Se o débito cardíaco não aumentar proporcionalmente, a redução da resistência vascular num determinado órgão fará diminuir a resistência periférica total, o que, por seu turno, diminuirá a pressão arterial média e reduzirá o fluxo sanguíneo em todos os outros órgãos. O efeitoglobal seria o de fazer fluir uma parcela maior de débito cardíaco através de um determinado órgão, a expansão dos demais. Assim, para evitar que as modificações no fluxo sanguíneo que se dirige a um órgão interfiram com o fluxo que irriga outros órgãos, a PAM deve permanecer constante.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:
O presente trabalho teve como objetivo básico medir a frequência cardíacaatravés da frequência do pulso (artéria radial e artéria braquial) uma vez que, em condições fisiológicas elas são iguais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Constatar o número de ciclos cardíacos ocorridos em cada minuto, ou seja, a frequência cardíaca;
* Palpar a artéria para detectar o ritmo – regularidade temporal das pulsações e a amplitude - intensidade das pulsações;

MATERIAIS

*Estetoscópio
* Manguito
* Cama
* Manômetro
* Roteiro
* Lápis e borracha
* Cronômetro

METODOLOGIA

Aplicaram-se ao longo da artéria radial (terço distal do rádio) as polpas do 2º e 3º quirodáctilos, exerceu-se discreta compressão. A de secção da artéria tomou-se configuração elíptica e voltou-se à condição cilíndrica em cada fase sistólica, com. A chegada da onda de pulsogerada em função da ejeção ventricular. O choque mecânico (pulso arterial) transmitiu-se às polpas digitais e assim percebeu-se.
Desinflou-se o manguito e aplicou-se contornando o braço de um membro do grupo, com o manguito 2 ou 3 cm acima do cotovelo.Palpou-se o pulso da artéria radial ao nível da extremidade distal do rádio. Inflou-se o manguito 30mmHg acima do nível em que verificou-se o...
tracking img