Relatorio final com gestante do cras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1570 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste presente relatório apresentaremos as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado II, na qual lançamos o projeto de intervenção social junto a grupo de gestantes do CRAS da Várzea Alegre no município de Russas-ce.
Durante esse relatório mostraremos que o CRAS tem uma grande importância social por garantir os direitos às gestantes que se encontram em estado devulnerabilidade social, além de orientar sobre assuntos importantes, como o planejamento familiar e outros. Nosso intuito é orientar essas mães que se encontram em estado vulnerável, por isso tomamos a iniciativa de presenteá-las através desse projeto. É de extrema importância esse incentivo, para o bem-estar dos bebês e das próprias mães.
O projeto usará práticas educativas que visam fortalecer oconhecimento do usuário, percebendo a assistência não só como resultado de práticas individuais, mas também como reflexo das condições de vida em geral. Para seu desenvolvimento utilizou-se, a valorização do diálogo e o desenvolvimento da autonomia das participantes.
Vale ressaltar que o projeto funcionou de forma articulada com outros projetos já existentes no CRAS da Várzea Alegre e que estão emdesenvolvimento na mesma, proporcionando assim uma atenção multidisciplinar para a assistência de forma integral para as gestantes que residem na circunferência do CRAS dentro da metodologia já mencionada.
A gravidez como um período de transformações tanto física como social e emocional, onde podemos observar as fragilidades, os medos, as incertezas que surgem durante o processo de gestação, por issose faz importante que haja um olhar mais centralizado para esse grupo.
Aqui enfatizaremos o papel do Assistente Social durante o estágio realizado e constaremos também a parte teórica em nos baseamos para elaborar esse relatório e como o Serviço Social atua frente a esse grupo ligado a Proteção Social Básica.

O Estágio Supervisionado II foi realizado no Centro de Referência de AssistênciaSocial- CRAS Construindo o Futuro localizado no bairro da Várzea Alegre no município de Russas-CE. A instituição por ser a “porta de entrada” para a Assistência Social tem por missão prevenir as situações de riscos sociais como discriminação, trabalho infantil, violência e outros, como também informar a comunidade os direitos essenciais e inerentes à pessoa humana e a rede socioassistencialexistente no município para melhor amparado aos usuários que se encontram vulneráveis. A instituição também tem a visão de assegurar o desenvolvimento social no território de abrangência do CRAS, cujo seus valores são ético-políticos e sociais e seus objetivos de proteger à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; Na instituição os projetos e programas e serviços desenvolvidos namesma são: Leite Fome Zero, Projovem Adolescente, Clube do vovô, Nascer com Dignidade, BPC na escola, PETI, atendimento psicossocial, CadÚnico, visitas domiciliares entre outros que tem contribuído para a diminuição das vulnerabilidades e riscos sociais no território de abrangência do CRAS.
Ao nosso alcance quando estagiárias ficaram disponíveis os seguintes: Nascer com dignidade que é umprojeto, onde gestantes tem a possibilidade de ter clareza sobre seus direitos, orientações sobre planejamento familiar já que muitas alegaram que engravidaram por falta de planejamento e de informação. Durante as reuniões que são realizadas semanalmente uma enfermeira disponibilizada pela a Secretaria de Saúde do Município e uma profissional de nível superior do CRAS realiza juntamente com elaspalestras e oficinas a respeito do desenvolvimento saudável da gestante e do bebe. Com tudo ao completarem o oitavo mês de gestação e/ou tiverem mais de oito presenças elas recebem um kit bebe, onde contêm produtos para as primeiras necessidades básicas de um recém-nascido conforme a lei 8.742 de 1993 art. 22 sobre os benefícios eventuais ( LOAS).
Outro programa de suma importância é o Leite Fome Zero...
tracking img