Relatorio estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Engenharia de Produção
Ergonomia e Fisiologia do Trabalho Profª. Lúcia de Abreu Rosas

Antropometria
Pelo falto da Ergonomia ter como característica a interdisciplinaridade (diversas áreas de conhecimento lhe dão sustentação, tais como a antropometria, biomecânica, fisiologia, desenho industrial, engenharia da produção, etc.) e ter sua aplicaçãoem design de produtos, equipamentos, postos de trabalho; é fundamental definir corretamente a população usuária em termos de idade, sexo, ocupação e etnia.

A antropometria foi definida como a ciência de medida do tamanho corporal (NASA, 1978). É um ramo das ciências biológicas que tem como objetivo o estudo das medidas das dimensões do corpo humano.
É também uma ferramenta básica queabrange considerações como alcances, tamanhos, proporções, mobilidades e outros fatores que definem fisicamente os seres humanos. Os resultados obtidos podem ser utilizados para projetar produtos, equipamentos e postos de trabalho que atendam às necessidades de, pelo menos 90% da população estudada.

Tipos de dados
Todas as populações são compostas de indivíduos de diferentes tipos físicos, queapresentam diferenças nas proporções de cada dimensão do corpo.
Estas diferenças nas proporções de cada segmento corporal existem desde o nascimento e tendem a acentuar-se com o crescimento, maturação, até à idade adulta. Sheldon, W. (1940) estudou a população americana tendo definido, a partir desse estudo, três tipos de características dominantes individuais:













 Oectomorfo - indivíduo de corpo e membros finos, com um mínimo de gordura e músculos. Os ombros são largos mas descaídos. O pescoço é fino e comprido, o rosto é magro, queixo recuado e testa alta, tórax e abdômen estreitos e finos.

 O mesomorfo - indivíduo musculoso, de formas angulosas. Apresenta cabeça cúbica, maciça, ombros e peito largo, bem como um abdômen pequeno. Os membros sãomusculosos e fortes. Possui pouca gordura subcutânea.
 O endomorfo - indivíduo de formas arredondadas e macias, com grandes depósitos de gordura. A sua forma externa é semelhante a uma pêra (estreita em cima e larga em baixo). O abdômen é grande e cheio e o tórax parece ser relativamente pequeno. Os ombros e cabeça são arredondados. Os ossos são pequenos. O corpo tem baixa densidade podendo flutuar naágua. A pele é macia.
A maioria dos indivíduos não se enquadra perfeitamente em nenhum desses tipos, e misturando características dos três, podem ser meso-endomorfos, endo-ectomórficos, ecto-mesomórficos, etc.

Diversidade humana – Considerações no levantamento de dados
Para definir uma população alvo para propósitos antropométricos, temos de levar em conta além da idade e sexo, a etnia,classe social e ocupação. Sobrepostas a estas diferenças estão mudanças que ocorrem dentro das populações durante um período de tempo.
 Diferenças sexuais – os homens costumam ser mais altos (25% em média), mais magros e com braços mais compridos do que as mulheres. Os homens ultrapassam as mulheres em quase todas as variáveis antropométricas (exceto na largura e circunferência dos quadris). Apercentagem com que a gordura contribui para o corpo é de 13.5% para o homem adulto e 24.2% para a mulher adulta que acumulam gordura no peito, coxas, ancas e antebraços. A gordura abdominal é acumulada acima do umbigo no homem, e abaixo do mesmo na mulher.
 Diferenças étnicas – Um grupo étnico é uma amostra ou população de indivíduos que fazem parte duma distribuição geográfica especifica eque têm em comum certas características físicas que servem, em termos estatísticos, para distingui-los de outros grupos de pessoas. Os grupos étnicos podem ou não ser identificados com barreiras nacionais linguisticas ou outras. Devido ao contínuo processo de migração e casamentos, a maioria das amostras da população de uma nação incluirá outros grupos étnicos além dos que pertencem a ela....
tracking img