Relatorio estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Licenciatura em Letras – habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas

PLANO DE ESTÁGIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

ROLIM DE MOURA

2010

PLANO DE ESTÁGIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

Plano de Estágios apresentado à Disciplina Estágio de Ensino deLíngua Portuguesa e Literatura I, como requisito para avaliação parcial do curso de Letras, EAD, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, sob a orientação da Profª. Drª. Maria Cristina Borges.

ROLIM DE MOURA

2010

1 APRESENTAÇÃO

O presente plano objetiva registrar as atividades de Estágio Supervisionado do curso de Letras – habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturasda UAB/UNIR – Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Rondônia.
Este estágio será realizado em dois momentos, no primeiro será feito um estudo exploratório voltado à caracterização da escola, ou seja, o seu histórico, a caracterização do seu entorno e os aspectos físicos, os programas e políticas públicas que a escola utiliza, os recursos e ambientes didático-pedagógicos e osrecursos humanos.
No segundo momento, serão feitas as observações em sala, no intuito de conhecer, analisar e compreender a sala de aula e as práticas docentes no ensino da Língua Portuguesa e Literatura do 6° ao 9° ano no Ensino Fundamental.
Nesse momento, serão observados os aspectos disciplinares: Relação professor/aluno e relação aluno/aluno, ou seja, observar como se dá ainteração do professor com os alunos, dos alunos entre si; de que maneira o professor conduz o ensino-aprendizagem e como se processa a apreensão do conhecimento pelos discentes.
Nos aspectos Didático-Pedagógicos serão observados: Os conteúdos trabalhados pelo professor; a metodologia de ensino utilizada e os recursos e ambientes didático-pedagógicos utilizados nas aulas.
O referidoestágio será realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cândido Portinari, localizada na Avenida Fortaleza, 5550, Bairro Centro, Rolim de Moura/RO, a partir de um Convênio de Cooperação firmado entre a Universidade Aberta do Brasil e a escola Cândido Portinari.
O estágio realizar-se-á no período de 21/09/2010 a 20/11/2010, com o propósito de cumprir com uma carga horária cemhoras, distribuídas da seguinte forma: 20 horas para pesquisa exploratória sobre a escola; 40 horas para a observação-participação em sala de aula (10 horas em cada um dos anos – 6° ao 9° do ensino fundamental); 24 horas para planejamento, encontros com o tutor, elaboração do relatório do estágio e 16 horas para a realização do seminário final do estágio.
O Estágio Supervisionado é de sumaimportância para instrumentalizar o estudante de Letras e futuro educador à prática em sala de aula, convivência com os alunos e professores, levando-o a habituar-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios e dificuldades.

2 DADOS DO ESTÁGIO
ESTAGIÁRIO
Nome: Josias Freire
Curso: Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas
Período: 5º
Endereço: Rua Jaguaribe, 6798 –Beira Rio, Rolim de Moura – RO

ESTAGIÁRIA
Nome: Lucileia Figueira Pinto
Curso: Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas
Período: 5º
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 5444 – Cidade Alta, Rolim de Moura – RO

3 DADOS DAS SUPERVISORAS DE CAMPO

Professora Orientadora: Professora Drª. Maria Cristina Borges
Formação Profissional: Habilitação em Letras
Tutora de Estágio:Professora Mestre Maria Soares
Formação Profissional: Habilitação em Letras
Titulação: Mestre em Linguística.

4 TEMÁTICA PARA ESTUDO
Mediante o Estudo Exploratório que será feito na Escola Cândido Portinari, pretenderemos conhecer, analisar e compreender a escola, sua estrutura organizacional e o seu funcionamento como um todo.

5 SUPORTE TEÓRICO

Concepção Comportamentalista:...
tracking img