Relatorio estagio eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3063 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Por meio deste relatório de Estágio na EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Tivemos a oportunidade de avaliar e observar esta modalidade de ensino. Podendo verificar os problemas dos educadores e alunos, principalmente a superação de cada aluno para conseguir chegar até a conclusão do curso. E os desafios encontrados pelos educadorespara conseguirem ter um aproveitamento melhor de cada aluno.Apresentaremos também atividades diferenciadas da instituição para que esse aluno não desista do curso e continue freqüentando as aulas até a conclusão do ensino médio.
O estágio tem como objetivo ensinarmos a identificar as situações reais que um educador e aluno tendem a enfrentar nesta modalidade de ensino. E também paraconhecermos a realidade daqueles que não tiveram acesso à escola na idade adequada.
As metodologias utilizadas para desenvolver este relatório serão as seguintes: pesquisa do projeto pedagógico da escola estagiada entrevista com os educadores, observação das aulas, dos alunos, pesquisa ao material de apoio e internet.
Dentro deste serão trabalhados os seguintes itens:identificação da instituição estagiada; concepção pedagógica da instituição; descrição e análise refletiva das atividades de estágio; considerações finais e referências.
2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.

2.1 LOCALIZAÇÕES DA ESCOLA.

A Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil, localiza-se na Rua Ricardo Shaurich, número 1123, no Bairro SantaHelena, CEP: 96503-570, na cidade de Cachoeira do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. Foi inaugurada no ano de 1968, ofertando a EJA (Educação de Jovens e Adultos) desde 2002, contato pelo telefone 51- 3722-3098 ou Site – vitalbrasil.rs@brturbo.com.br.

2.2 HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO.

A instituição oferece atendimento ao ensino nos três períodos manhã das 07h45min às11h45min atendendo turmas do 1º ao 5º ano anos iniciais do EF e ensino médio, tarde das 13h15min às 17h15min anos finais do EF e turmas de 1º e 2º dos anos iniciais, a noite das 19h15min às 23h15min, destinado aos alunos da EJA, sendo que o atendimento para estes educandos acontece em dois momentos, entre 19h15min às 22h15min tendo Ensino Direto e a hora seguinte é destinada ao Ensino direto nasala de aula e indireto para realizar pesquisas na escola ou se preferir pode ser realizada em casa.
Consideramos importante ressaltar que no turno da tarde é ofertado um tipo de atendimento especial para alunos que se encontram em idade avançada para estar em determinadas turmas tendo em vista que estes ainda não estão plenamente alfabetizados.
Deram o nome a esteprojeto de SE LIGA da Fundação Airton Senna.

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO.

É uma escola pública que atende 823 alunos matriculados no presente ano, nos seguintes níveis de ensino: ensino fundamental de 8 e 9 anos, ensino médio regular e EJA fundamental e médio, tendo uma média por turma de 30 alunos no ensino fundamental, 35 no ensino médio e 21 na EJA etapa 1, 40 na etapa2, 50 na etapa 3 e 45 na etapa 4, no ensino médio contemplam 32 alunos por turma variando conforme a etapa que se encontram.
É importante ressaltar, que seu corpo docente conta com 58 professores com curso superior, licenciatura plena e pós-graduação.

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO:

Com base nos dados encontrados no Projetopolítico-pedagógico da escola podemos relatar abaixo a concepção de homem, de educação, de sociedade, do papel do professor e papel social da escola adotada pela escola.
O homem ao nascer possui uma série de potencialidades caracteristicamente humanas, mas que só poderão realizar-se num contexto social.
A sociedade é considerada como um grupo de indivíduos que precisa se adequar...
tracking img