Relatorio de estagio no eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................. 2
2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA ......................................... 4
2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA......................................................................... 4
2.2 HORÁRIO DEFUNCIONAMENTO................................................................ 4
2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO ......................................................................... 4
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO ........................................... 5
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO....... 8
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................. 11
REFERÊNCIAS................................................................................................... 13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho constitui em uma investigação sobre o significado da pesquisa e pratica no ensino de jovens e adultos (EJA), ou seja, os conjuntos de processos de aprendizagem, cuja sociedade considera adultos, desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suascompetências técnicas ou profissionais ou as restabelecem a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade em que vivem. A EJA atende alunos que não foram contemplados na formação inicial quando crianças e que se deparou com necessidades de uma formação depois de adultos.
Considerando os aspectos de realidade em que vivem os jovens e adultos, bem diferentes em relação àscrianças, sendo necessária, então, a adequação das metodologias empregadas nessa modalidade de ensino.
A atividade de estagio em turmas do EJA possibilita aos alunos estagiários e futuros profissionais, o privilegio de obter informações que contribuem para o desenvolvimento e construções de projetos educacionais, sócias e interdisciplinares, envolvendo muito mais da realidade de vida decada aluno do EJA.
É preciso então que a sociedade compreenda que alunos da EJA vivenciem problemas como preconceito, vergonha, discriminação, críticas dentre tantos outros. E que tais questões são vivenciadas tanto no cotidiano familiar como na vida em comunidade.
Sendo assim a sociedade tem suma importância nessa formação tão delicada e necessária, e o estagio se torna uma formade ampliação das perspectivas das práticas pedagógicas, um movimento constante de reflexão, aprendizagem, do aguçar de uma sensibilidade para a especificidade do trabalho com a EJA e de construção de novos parâmetros para a prática docente. A interação com estas experiências ampliaram bases teóricas – metodológicas e sociais necessárias ao exercício da prática pedagógica. Aprimorando assim oconhecimento nesta área de ensino.

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal Franklin Graham esta localizada na Avenida DNER, S/N (esquina com a Rua 12)- Setor Primavera; CEP 73200-000. Formosa-GO.

2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Matutino: 07h30min as 12h00min
Vespertino: 13h00min as 17h00min
Noturno: 19h00minas 22h00min
2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO

A escola atende os níveis de ensino infantil, fundamental e da EJA.

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO
Com um sólido movimento por uma educação que contemplasse todos os grupos, essa modalidade de ensino, aqui no Brasil, obteve êxito com as influências do educador Paulo Freire. Esse campo é regulamentado pelo artigo da LDB, e também recebeverbas do FUNDEB.
Na escola observada a modalidade deste ensino é ofertado para as pessoas a partir dos quinze anos de idade para o ensino fundamental e dezoito anos para o ensino médio, tendo em vista as muitas dificuldades que as mesmas enfrentaram anteriormente o que acarretou nessa tardia inclusão às salas de aula.
O suporte dessa modalidade tem a idéia de que todos obtêm o direito...
tracking img