Relatorio ensaio de betoes simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Edificações

Relatório de trabalho de pesquisa:
ENSAIOS LABORATORIAIS DE BETÃO SIMPLES

Professora:


REALIZADO POR:
OBJECTIVO

Este relatório tem como objectivo conhecer os vários tipos de ensaios realizados em betão simples, fresco e endurecido realizado in situ.



























INTRODUÇÃO
Aqualidade final de uma estrutura de betão depende tanto do controle de suas propriedades no estado fresco como no seu estado endurecido.
Muitas vezes, o controle tecnológico se restringe aos ensaios de resistência à compressão simples (betão endurecido), como se este parâmetro, isoladamente, pudesse garantir a qualidade do beão.
Dessa forma, outros aspectos devem ser levados em consideração quandose deseja obter betões de qualidade; entre eles o controle das propriedades do betão fresco, pois estes são fundamentais à execução das estruturas e às propriedades da estrutura do betão endurecido.
O controle do betão no estado fresco também não pode depender exclusivamente do Ensaio de Abaixamento (Slump Test), pois este ensaio avalia o parâmetro da mistura que é a sua consistência. Outrascaracterísticas igualmente responsáveis pela qualidade final do betão devem ser verificadas no material antes do seu processo de endurecimento, dentre as quais pode-se citar a trabalhabilidade, a coesão, a segregação, a exsudação e o ar incorporado como sendo as mais importantes.
A qualidade das estruturas acabadas está intimamente ligada à sua qualidade no estado fresco, determinando ou não, apresença de falhas de betonagem, segregação, exsudação e vazios no concreto.
Neste relatório técnico serão apresentados alguns dos principais ensaios que devem ser verificados no betão fresco e endurecido.
















DESENVOLVIMENTO

O Betão – fresco e endurecido
As particularidades que o betão deve apresentar podem-se dividir em dois grupos:
⇒Características do betão fresco, enquanto no estado plástico;
⇒ Características do betão endurecido.

1. BETÃO FRESCO

O betão fresco é caracterizado por uma série de especificidades e propriedades que lhe vão desde uma mais imediata facilidade de aplicação até ao comprometimento da sua própria resistência e/ou durabilidade.

1.1. Consistência e coesão
Ao ser pedido betão exige-se deste uma série decondições segundo o tipo de obra em que se vai empregar.
Se para determinada obra o betão resulta trabalhável, transportável e de fácil colocação, sem perder a sua homogeneidade, diremos que o betão é dócil (obediente, flexível).
Para que um betão tenha a docilidade requerida deve apresentar uma consistência e coesão, adequadas.

Consistência
A consistência é uma propriedade apresentada pelobetão fresco que pode ser especificada de projecto e medida pelo ensaio de abaixamento do cone de Abrams ou pelo ensaio de vibração e compactação Vêbê.
A maior ou menor deformação do betão varia de acordo com o seu grau de consistência. A norma NP 87 indica que a consistência do betão seja medida pelo assentamento no cone Abrams.
A consistência pode ser seca, plástica, branda ou fluida,correspondendo cada um destes estados a intervalos de abaixamento do cone de Abrams e a meios de compactação a utilizar para a compactação do betão.
Assim, para uma consistência seca, que corresponde a um intervalo de abaixamento no cone de Abrams de 0 a 4 cm, deverão ser utilizados meios de vibração potentes. Para a consistência plástica, com um intervalo de abaixamento entre 4 a 14 cm, deverá serutilizado vibração normal. Na branda ou fluida, com um abaixamento superior a 15 cm, o betão espalha-se e compacta-se pelo peso próprio (tipo auto-compactável).

Coesão
A coesão é uma propriedade física apresentada pelo betão fresco que pode ser medida através dos ensaios de determinação da resistência ao corte, de tracção directa e outros.
A facilidade com que o betão é capaz de segregar dá-nos...
tracking img