Pensamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO TÉCNICO TABLEAU
TÉCNICO EM FARMÁCIA
TURMA J – MÓDULO I

Joyce Souza
Pamela Sousa

SISTEMA NERVOSO

São José dos Campos - SP
2012
Joyce Souza
Pamela Souza

SISTEMA NERVOSO

Projeto apresentado no Programa de Técnico em Farmácia do Colégio Tableau, como complementação da disciplina “Projeto Multidisciplinar” para obtenção do título de Técnico em Farmácia.

Orientadora:Profa. MSc Ingrid Solange Sepúlveda Muñoz.

São José dos Campos SP
2012

SUMÁRIO

1. Introdução 06
2. Sistema 06
2.1 08
2.2 10
3. 11
3.1 12
3.2 13
3.3 13
3.4 14
4. 15
5. Sistema Imunitário 17
5.1 Imunização Ativa 18
5.2 Imunização Passiva 19
6. Patologias Imunológicas
6.1
6.26.3
7. Relato de Caso
6.1
6.2
6.3
8. Tratamento farmacológico
9. Conclusão
Referências Bibliográficas


Agradecimentos

“Dedicamos este trabalho a”...
... Professora Ingrid que tanto
Colaborou com seu
Conhecimento e dedicação ao
nosso projeto, e também ao
professor Wendel que não mediu
esforços para junto com o grupo
conseguir arealização deste
trabalho.”






“A mente que se abre a uma nova
Idea, jamais voltara ao seu tamanho.
normal”
Albert Eisten

1. Introdução

Com este trabalho conseguimos observar o quanto o Sistema Nervoso é algo complexo e de extrema importância para a sustentação de nossa maquina orgânica que é nosso corpo, e como cada segundo que se passa em nossa vivencia ao meioexterno ele é o principal contribuinte da organização de nossos pensamentos e dependências, alem de realizar funções muitas vezes pequenas, mas de total importância.
Nesta pauta sobre o SN conseguiremos firmar nossas teses em relação à anatomia e fisiologia de toda massa encefálica, e desta forma esclarecer detalhadamente cada função, e tentar abordar temas que sempre foram incógnitas para agrande maioria.
Observaremos e entenderemos as patologias derivadas desta maquina incansável, e veremos as diferenças de cada paciente em relação aos tratamentos farmacológicos de auxilio a enfermidades como: Alzheimer e Parkinson.
Desta forma certificamos a melhor compreensão deste tema com exemplificações e ênfases a cada parte deste projeto que auxiliarão nossa formação acadêmicae ao enriquecimento de nossas mentes ao tentarmos entender com primazia este sistema de inúmeros neurônios e funções, ao mesmo tempo em que somos permitidos a tentar imaginar a evolução da mente humana e o avanço de inúmeros progressos da medicina e das analises clinicas, complementando as funções da vida humana.

1.2 Sistema Nervoso

O sistema nervoso é a rede de comunicaçõeseletroquímicas internas do corpo. Suas principais partes são o cérebro, a medula espinhal e os nervos. O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central (SNC), o centro de controle e coordenação do corpo. Bilhões de longos neurônios, a maioria agrupados em nervos, perfazem o sistema nervoso periférico, transmitindo impulsos nervosos entre o SNC e as demais regiões do corpo. Cada neurôniopossui três partes:um corpo celular,ramos dendríticos que recebem os sinais químicos de outros neurônios, e um axônio, em forma de tubo, que conduz estes sinais na forma de impulsos elétricos.

(GUILHERME CHAUI, JOSÈ).

Figura 1.: Sistema Nervoso (SNC)
Fonte: http//.turmadomario.com.br

1.3 As funções do sistema nervoso

Dentre as principais funções desempenhadas pelo sistemanervoso, temos:

* Receber informações: do próprio corpo ou meio ambiente através de impulsos nervosos aferentes ou sensoriais que chegam ate os centros nervosos.
* Associar: as informações de diferentes centros nervosos, interpretando-as.
* Emitir ordens: dos centros nervosos para órgãos efetuadores (glândulas e músculos), por intermédio de impulsos nervosos eferentes ou motores.
*...
tracking img