Relatorio do guia do diretor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório

Relatório dos trabalhos apresentados na sala de aula no dia 07 de março relacionado ao Guia do Diretor, proposto pela Professora Isabel; Disciplina Gestão dos Processos Formativos na Educação Básica.
A turma foi dividida em grupos cada grupo ficou com uma parte do guia para explicar. Segue breve relatório das apresentações dos grupos.
GUIA DO DIRETOR ESCOLAR SEE – MG-Instrumento didático destinado a orientação e suporte do trabalho do Diretor Escolar.
O guia do diretor inicia com uma carta da SEE ao Diretor que o comunica que pretende ser um instrumento de auxílio, orientação e consulta para ajudá-lo a fazer esta caminhada com sucesso.
Neste sentido, o Guia não é o fim, mas, sim, o início de um processo direcionado à organização e ao funcionamento de uma Escolamais ativa, democrática, voltada para inclusão educacional e social do aluno e, sobretudo, focada na aprendizagem deste aluno. Este Guia não traz consigo “receita pronta”, não está fechado nem concluído, mas aberto à complementação a partir da criatividade e experiência de cada um.
O Guia do Diretor Escolar tem por finalidade subsidiar os gestores no desenvolvimento do trabalho nos diferentescontextos escolares, abrangendo os processos de planejamento, implementação e avaliação das ações pedagógicas, administrativas e financeiras.
O eixo norteador deste instrumento é a Gestão Pedagógica, desafio maior a ser enfrentado pelo Diretor, que precisa, no seu dia a dia, dar conta, também, da gestão dos recursos financeiros, do espaço físico, das questões legais, das relações interpessoais e dainteração com a comunidade escolar. No entanto, todas estas “gestões” devem girar em torno do eixo pedagógico, da aprendizagem dos alunos, razão de ser de toda a Escola.
Para a construção deste Guia, foram ouvidos inúmeros educadores, muitos vivenciando a experiência na Direção de Escolas, outros na Equipe Pedagógica das Superintendências Regionais de Ensino, outros na Equipe Central da SEE,Professores das Escolas, além de pesquisas e estudos teóricos relacionados à Gestão Escolar. Assim, o Guia do Diretor Escolar não pretende ser uma lista de ações a ser seguida de forma automática, mas, sim, ser um instrumento de reflexão sobre a prática da gestão, com propostas de ações abertas ao diálogo e ao comprometimento coletivo de todos os que, na Escola, querem e podem fazer a diferença.Toda a estrutura do Guia está voltada para reflexão sobre o sentido, a importância e o significado da atuação do Diretor como líder e articulador de demandas e soluções para a aprendizagem dos alunos, função social prioritária da Escola.
Espera-se que cada tema abordado seja analisado e discutido por aqueles que estão à frente da direção das Escolas, para que, a partir dele, possam construir novasconcepções, novos conhecimentos e, sobretudo, possam criar novas práticas e espaços de interação que busquem identificar e solucionar as demandas e necessidades do cotidiano escolar.

Considerações: Durante as apresentações pudemos analisar e discutir sobre a grande importância do papel do Diretor e suas múltiplas funções dentro e fora da escola, bem como os processos envolvidos na atuação dodiretor Escolar.
Dentre os temas que estão no Guia podemos destacar:
Características que compõem o perfil do Diretor Escolar:
Dentre as Competências Do Diretor Escolar Cabem articular todas as formas da gestão como Gestão Pedagógica; Gestão Administrativa; Gestão Financeira. A elaboração do Projeto Pedagógico da Escola – PPE bem como todas as características e orientaçõesnecessárias para sua elaboração.
Tanto o cargo de Diretor quanto a função de Vice-Diretor são exercidos por Professor ou Especialista em Educação Básica, efetivo ou detentor de função pública, que, além de atender aos critérios dispostos na resolução, deve apresentar perfil para o gerenciamento competente e ser capaz de ampliar a participação da comunidade escolar na gestão democrática,...
tracking img