Relatorio do coeficiente de viscosidade da glicerina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM
CURSO: MEDICINA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA E BIOFÍSICA II
PROFESSOR (A): MS. DÉBORA VIEIRA

RELATÓRIO DE FISIOLOGIA: Controlando a pressão arterial no homem

FABIANA CRUZ
KENNE SANT’ANA
MARIANA FREITAS DE OLIVEIRA
NATHÁRIA RODRIGUES DE FREITAS
SAMIR OMAR



PATOS DE MINAS
2011
FABIANA CRUZ
KENNE SANT’ANA
MARIANA FREITAS DEOLIVEIRA
NATHÁRIA RODRIGUES DE FREITAS
SAMIR OMAR

RELATÓRIO DE FISIOLOGIA: Controlando a pressão arterial no homem

Relatório apresentado como requisito parcial de avaliação tendo como assunto o controle da pressão arterial no homem, na disciplina Fisiologia e Biofísica II do Curso de Medicina, da faculdade de Ciências da Saúde, sob orientação da professora MS. Débora Vieira.

PATOS DE MINAS
2011
1INTRODUÇÃO

A perfusão tecidual apropriada é garantida pela manutenção da força motriz da circulação, a pressão sanguínea, em níveis adequados e razoavelmente constantes ao longo de toda a vida dos indivíduos, estejam eles em repouso ou desenvolvendo diferentes atividades comportamentais. Os níveis de pressão arterial (PA) gerados pela necessidade cardíaca e vascular são controlados, extensa eredundantemente, por complexos mecanismos (BRAUNWALD, ZIPES, LIBBY, 2003).
A regulação momento a momento da PA é efetuada através de mecanismos neurais e humorais que corrigem prontamente os desvios para mais e para menos dos níveis basais da PA. Sua ação é imediata (questão de segundos), mas pode se prolongar através de alterações apropriadas do débito cardíaco, da resistência periférica e dacapacitância venosa. São possibilitadas pela intervenção do sistema nervoso central (SNC), que, integrando as informações provenientes de diferentes sensores do sistema cardiovascular, modula a atividade cardíaca e vascular através de nervos autonômicos periféricos e da liberação de diferentes hormônios. A regulação neuro-humoral da PA funciona como um arco reflexo: envolve receptores, aferências, centrosde integração, eferências, além de alças humorais (LIMA, 2010).
Apesar de  apresentar oscilações de freqüência e amplitude (periódicas ou não), o nível médio da pressão arterial é mantido relativamente constante, por ação de mecanismos de controle neurais e humorais locais. Esses regulam o fluxo sangüíneo e, portanto, o aporte de oxigênio aos diversos tecidos. Com pequenas variações, dependendoda espécie animal, o nível de pressão arterial média em mamíferos se mantém ao redor de 100 mmHg. A razão para que a pressão arterial se mantenha neste valor é desconhecida. Especula-se que este seja um valor de referência adequado aos ajustes de fluxo sangüíneo aos diversos tecidos durante situações de demanda tão diferentes, como sono e exercício físico, por exemplo. Ao mesmo tempo, este nível é,provavelmente, o mais adequado ao custo energético do sistema cardiovascular, tanto no estado basal como para ajustes em situações de demanda aumentada. A manutenção de valores relativamente constantes de pressão arterial por longos períodos durante a vida adulta é possível devido à interação harmônica de mecanismos de controle que ajustam a função contrátil do miocárdio e do músculo lisovascular , Além do balanço de fluidos corporais (RICHTER et al., 2010).
Estudos experimentais e teóricos realizados por Guyton e Hall (2006) indicaram que os mecanismos de controle a curto e a longos prazos da pressão arterial são realizados por sistemas diferentes. Por exemplo, o controle da pressão pelo reflexo pressorreceptor se estabelece prontamente após variação no nível da pressão arterial, mas éefetivo apenas a curto prazo. Isso porque esse controle se adapta aos novos níveis de pressão em 2 a 3 dias, enquanto o feedback rim/fluidos corporais age mais lentamente. Porém esse é, provavelmente, a única alça de controle capaz de fazer a pressão arterial voltar aos níveis basais, porque não se adapta aos novos níveis de pressão, o que o torna um eficiente mecanismo de controle por dias,...
tracking img