Transplantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
Biologia

Nome: Leticia Renata Supricio Nº16
3ºano EM

Transplantes

O que é?
O transplante de órgãos e tecidos pode ser um procedimento cirúrgico que busca substituir umórgão doente por outro órgão normal de alguém que já faleceu, o doador. Normalmente, o transplante é feito quando não há outra forma de cura para uma pessoa.

Como é feito?

Para a realização dotransplante de órgãos é necessária uma cirurgia de substituição do órgão afetado, além de fazer a ligação do novo órgão ao organismo do receptor. Já para a realização do transplante de tecidos não énecessária uma intervenção cirúrgica, pois as células são injetadas na corrente sanguínea onde realizam a renovação celular. 
Segundo as exigências, os transplantes podem ser feitos a partir de autorização daprópria pessoa para extração de órgãos ou dos seus responsáveis

Qualquer pessoa pode ser doadora?

Sim, desde que ela não possua em seu histórico doenças que prejudiquem o funcionamento do órgãodoado ou provoquem contaminação. Não há limite de idade para a doação. O Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes introduziu uma novidade no assunto: agora, portadores de doenças queantes impediam a doação agora podem doar órgãos para pessoas que sofrem da mesma enfermidade.

De que forma é escolhido o receptor?

Nem o doador, nem a família podem escolher o receptor. Ele serásempre indicado pela Central de Transplantes, a não ser no caso de doação em vida.

Que riscos correm o receptor e o doador vivo?

A rejeição continua a ser o grande desafio da medicina dostransplantes. A descoberta de imunossupressores mais precisos e potentes, nos anos 80, significou uma revolução, ao aumentar drasticamente a sobrevida dos operados. O índice de pacientes vivos um ano depoisde um transplante de rim, por exemplo, saltou de 70% para quase 100%. Mas ainda se está longe do ideal. Tais remédios devem ser tomados por toda a vida e oferecem reações adversas severas. A...
tracking img