P8 Evelly

1910 palavras 8 páginas
Viscosidade
Experimento 8
Evelly Alves Correia dos Santos

Departamento de Engenharia Química, Curso de Química Industrial, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Professor: Luciano Costa Almeida/Eliane Medeiros

Data da prática: 07/06/2015; Data de entrega do relatório: 02/07/2015

Resumo
Viscosidade é uma grandeza física freqüentemente associada às propriedades dinâmicas dos fluidos; é usada como parâmetro importante que os caracterizam molecularmente, e assim é de interesse tanto em ambientes científicos como tecnológicos.
Palavras chaves: Viscosidade; Fluidos; Viscosímetro;
Sumário
Resumo 1
Introdução 1
Metodologia 1
Resultados e Discussão 2
Conclusão 3
Referências 3
Questões 4

Introdução
Os processos mecânicos normalmente possuem superfícies ajustadas ao movimento relativo. O contato direto entre estas superfícies causa um grande esforço de atrito e conseqüente desgaste devido à remoção de material, aumento da temperatura das peças (aquecimento), ocasionando na necessidade de reparos com grandes prejuízos.
O princípio básico para evitar esses inconvenientes é interpondo e mantendo entre as superfícies, um material que atenda algumas características tais como baixo atrito interno, adesão às superfícies móveis, estabilidade térmica, resistência a pressões, escoamento laminar, ser quimicamente inerte em relação às superfícies, entre outras. Esse material é o lubrificante, líquido viscoso.
A viscosidade de um líquido mede a resistência interna oferecida ao movimento relativo das diferentes partes desse líquido (resistência ao fluxo).
A viscosidade é chamada de newtoniana quando a tensão de cisalhamento, τ, ou seja a força F por unidade de área, aplicada à direção do fluxo, necessária para iniciar o fluxo de uma camada molecular, for proporcional ao gradiente de velocidade dv/dx entre as camadas, τ = η . dv (eq. de fluxo de Newton) dx
Onde η é o coeficiente de viscosidade.
O viscosímetro de Oswald, permite uma

Relacionados