Relatorio Diromato de Potassio

951 palavras 4 páginas
UIVERSIDADE FERDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
CURSO LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
PROFESSOR DR. FERNANDO PORTELA
CAMPUS DE CAJAZEIRAS – PB

Componentes:
Jesana Moura
Anne Fabelly
ManelVanderson
Vanessa Gonçalves
Givaldo Pereira

DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO PROBLEMA DE DICROMATO DE POTÁSSIO (K2Cr2O7)

CAJAZEIRAS - PB
2012
1 - INTRODUÇÃO
A solubilidade de uma substância em um determinado solvente depende, entre outros fatores, da temperatura, em uma visão mais cientifica podemos afirmar que a solubilidade é a quantidade máxima de soluto que se dissolve num solvente em determinada condição de temperatura e pressão. Logicamente que a natureza dos componentes que formarão uma solução, o soluto e o solvente, também interfere diretamente no quadro. Um exemplo claro disto é a questão que envolve os sais. Sais anidros, que não contém água em sua forma cristalina, têm a tendência de apresentar curvas de solubilidade sem variações bruscas, ao contrário dos sais hidratados, que apresentam pontos de inflexão na curva, representando o momento em que o sal perdeu a água que havia em si. A partir disto devemos analisar o caso do dicromato de potássio (K2Cr2O7) e com o gráfico de sua curva de solubilidade determinar sua concentração.

2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O proposito do experimento é a determinação da concentração de uma solução problema do dicromato de potassio (K2Cr2O7), solução esta preparada pelo professor, obtendo isso atraves da diferença de massa na amostra. Com base nos resultados obtidos da determinação fica assim possivel identificar, no grafico de sua curva de solubilidade, o ponto em que se encontra a solução problema com que trabalhamos.
O dicromato de potássio é um sólido cristalino laranja-avermelhado, de formula molecular K2Cr2O7, solúvel em água e insolúvel em álcool. É preparado por acidificação de solução de cromato de potássio puro

Relacionados

  • Relatorio ed quimica
    1512 palavras | 7 páginas