Relatorio de ultra som

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSAIO DE ULTRA – SOM














Ensaio de ultra – som

Sons extremamente graves ou agudos, podem passar desapercebidos pelo aparelho auditivo humano, não por deficiência deste, mas por caracterizarem vibrações com frequências muito baixas , até 20Hz (infra-som) ou com frequências muito altas acima de 20 kHz (ultra som), ambas inaudíveis.
Como sabemos, os sons produzidos emum ambiente qualquer, refletem-se ou reverberam nas paredes que consistem o mesmo, podendo ainda ser transmitidos a outros ambientes.
Fenômenos como este apesar de simples e serem frequentes em nossa vida cotidiana, constituem os fundamentos do ensaio ultra sônico de materiais.
No passado, testes de eixos ferroviários, ou mesmos sinos, eram executados através de testes com martelo, em que o somproduzido pela peça, denunciava a presença de rachaduras ou trincas grosseiras pelo som característico.
Assim como uma onda sonora, reflete ao incidir num anteparo qualquer, a vibração ou onda ultra sônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir num anteparo qualquer, a vibração ou onda ultra sônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidirnuma descontinuidade ou falha interna a este meio considerado. Através de aparelhos especiais, detectamos as reflexões provenientes do interior da peça examinada, localizando e interpretando as descontinuidades.
Princípio Básico da Inspeção de Materiais por ultra som

Finalidade do Ensaio

O ensaio por ultra som, caracteriza-se num método não destrutivo que tem por objetivo a detecção dedefeitos ou descontinuidades internas, presentes nos mais variados tipos ou forma de materiais ferrosos ou não ferrosos.
Tais defeitos são caracterizados pelo próprio processo de fabricação da peça ou componentes a ser examinada como por exemplo: bolhas de gás fundidos, dupla laminação em laminados, micro trincas em forjados, escorias em uniões soldadas e muitos outros.
Portanto, o exame ultra sônico,assim como todo exame não destrutivo, visa diminuir o grau de incerteza na utilização de materiais ou peças de responsabilidades.


Campo de Aplicação

Em 1929 o cientista Sokolov, fazia as primeiras aplicações da energia sônica para atravessar materiais metálicos, enquanto que 1942 Firestone, utilizara o princípio da ecosonda ou ecobatímetro, para exames de materiais. Somente em l945 oensaio ultra sônico iniciou sua caminhada em escala industrial, impulsionado pelas necessidades e responsabilidades cada vez maiores. Hoje, na moderna indústria, principalmente nas áreas de caldeiraria e estruturas marítimas, o exame ultra sônico, constitui uma ferramenta indispensável para garantia da qualidade de peças de grandes espessuras, geometria complexa de juntas soldadas, chapas.
Na maioriados casos, os ensaios são aplicados em aços-carbonos, em menor porcentagem em aços inoxidáveis. Materiais não ferrosos são difíceis de serem examinados, e requerem procedimentos especiais.

Vantagens em relação a outros ensaios:

O método ultra sônico possui alta sensibilidade na detectabilidade de pequenas descontinuidades internas, por exemplo:

· Trincas devido a tratamento térmico,fissuras e outros de difícil detecção por ensaio de radiações penetrantes (radiografia ou gamagrafia).

· Para interpretação das indicações, dispensa processos intermediários, agilizando a inspeção.

· No caso de radiografia ou gamagrafia, existe a necessidade do processo de revelação do filme, que via de regra demanda tempo do informe de resultados.

· Ao contrário dos ensaios por radiaçõespenetrantes, o ensaio ultra sônico não requer planos especiais de segurança ou quaisquer acessórios para sua aplicação.

· A localização, avaliação do tamanho e interpretação das descontinuidades encontradas são fatores intrínsecos ao exame ultra sônico, enquanto que outros exames não definem tais fatores. Por exemplo, um defeito mostrado num filme radiográfico define o tamanho mas não sua...
tracking img