Relatorio de radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O sistema reprodutor masculino é um tema de relevante importância para conhecimento do ser humano: todos nós nascemos bem, com capacidade plena para obter sucesso e satisfação de nossas necessidades, porém a única exceção é quando o indivíduo sofre algum tipo de afecção orgânica grave.
Neste trabalho procuraremos usar uma linguagem fácil, do cotidiano, de tal modo que todos oentendam. As necessidades básicas do ser humano fundamentam-se: biológicas, psicológicas e sociais. O sistema reprodutor é um termo aplicado a um grupo de órgãos necessários ou acessórios ao processo de reprodução. As unidades básicas de reprodução sexual são a célula germinal masculino e feminina. O sistema reprodutor compreende os órgãos genitais externo e os órgãos localizadas no interior do corpoe são formado pelo pênis e pelo saco escrotal.
Portanto, a pesquisa tem como objetivo geral, conhecer o sistema reprodutor masculino, onde se busca definir sua estrutura e suas complexidades, mostrar a importância de cada parte desse aparelho, suas atribuições e funções, assim como também através das informações fornecidas aqui, possa haver uma prevenção eficaz.

1 SISTEMA REPRODUTORMASCULINO
As estruturas do aparelho reprodutor masculino são o pênis, o escroto, e os testículos. As estruturas internas são constituídas pelos canais diferentes, a próstata e as vesículas seminais. Os espermatozóides, que contêm os genes do homem, formam-se nos testículos e armazenam-se nas vesículas seminais. Durante a relação sexual os espermatozóides são transportados juntamente com umlíquido chamado sêmen, através dos canais deferentes e do pênis ereto.

1.1 ESTRUTURAS
O pênis consta da raiz, que esta unida a parede abdominal, do corpo, que é a parte média e da glande, que é a extremidade e cuja forma se parece com um cone. O orifício da uretra (o canal que transporta o sêmen e a urina) encontra-se na extremidade da glande, a base da glande denomina-se coroa. Nos homens nãocircuncidados o prepúcio estende-se desde a coroa e cobre a glande quase todo, o corpo do pênis é formado por três espaço cilíndricos (seios), de tecido erectilos os dois maiores, os corpos cavernosos estão localizados em ambos os lados. O terceiro seio, o corpo esponjoso, rodeia a uretra.
O escroto é um saco de pele fina que rodeia e protege os testículos, o escroto também atua como um sistema decontrole da temperatura para os testículos porque estes precisam de estar a uma temperatura ligeiramente inferior a temperatura do corpo com o que o desenvolvimento normal dos espermatozóides e favorecido. Os músculos cremaster da parede do escroto podem relaxar-se ou contrair-se permitindo aos testículos estar mais afastados para arrefecerem ou mais próximos do corpo para conseguirem mais calor eproteção.

1.2 TESTICULOS

Os testículos são corpos ovais do tamanho de azeitonas grandes, que se encontram no escroto. Em geral, o testículo esquerdo desce um pouco mais que o direito. Os testículos têm duas funções: produzir espermatozóides e sintetizar testosterona (a principal hormonal sexual masculina). O epidídimo que esta apoiada nos testículos é um tubo em forma de espiral comaproximadamente 6 cm de comprimento, que recolhe os espermatozóides dos testículos e que constitui o lugar e o ambiente adequado para que estes amadureçam.
Por ser um órgão endócrino, no testículo podem ocorrer varias doenças decorrentes de hiperfunção (função insuficiente), chamadas de hipogonadismo, que pode ser primário ou secundário. Quando falamos de testículos, não podemos esquecer a bolsaescrotal. Algumas alterações como hidrocele (coleção de líquido na túnica vaginal), Varicocele, Hemagiomas, etc. Tem como continente, o escroto.
O canal deferente é um canal semelhante a um cordão que sai do epidídimo e transporta os espermatozóides. Estes canais vão desde cada testículo até a parte posterior da próstata e entra na uretra onde forma os canais ejaculadores. Outras estruturas como...
tracking img