Relatorio de radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.radioterapiamg.med.br/info_gerais.html
http://www.prorad.com.br/cursos/Cursos/radioterapia_1.pdf
http://www.radioterapiamg.med.br/saber_mais.html

https://skydrive.live.com/?cid=6106FDE70B06B8ED&id=6106FDE70B06B8ED%215795
http://www.inca.gov.br/pqrt/download/trab/minicurso_radioprotecao_aula1.pdf
http://www.tecnologos.no.comunidades.net/index.php?pagina=1926536994

já foihttp://www.coinet.com.br/pagina/?CodSecao=89

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/cancer/radioterapia-2/
http://www.sosquimica.com.br/radiacao.htm
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABX94AA/radioatividade-suas-aplicacoes
http://www.cnen.gov.br/acnen/inf-perguntasfrequentes.asp
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAukkAI/apostila-equipamentos-radiologicoshttp://central-da-radiologia.blogspot.com.br/p/equipamentos-e-acessorios.html

Radioterapia
Dr. João Luís Fernandes da Silva é médico oncologista. Presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia, trabalha no Serviço de Radioterapia do Hospital Sírio-Libanês.
Os raios X foram descobertos em 1895 por Wilhelm Roentgen e não demorou para que fossem usados em medicina para tirar radiografias que facilitavam odiagnóstico de  muitas doenças. Logo se percebeu também que eles tinham a capacidade de curar alguns tipos de tumores malignos.
A experiência mostrou ainda que a sensibilidade das células tumorais à exposição desses raios não era idêntica em todas elas. Algumas eram destruídas imediata e completamente com doses baixas de radiação; outras precisavam de doses muito altas para reagir.
Descobrir que aradiação danifica o material genético da célula maligna foi o passo definitivo para o surgimento da radioterapia, uma especialidade médica reconhecida em 1922 pelo Congresso Mundial de Oncologia de Paris, que evoluiu muito no decorrer do século XX e chega ao século XXI contando com aparelhos de altíssima precisão para destruir o tumor sem causar danos às células normais que lhe são próximas.
SENSIBILIDADEÀ RADIOTERAPIA
Drauzio – Você poderia explicar o princípio básico da radioterapia? Como à custa de radiações consegue-se destruir a célula maligna?
João Luis Fernandes da Silva – Não podemos confundir radiação ou radioterapia com queimadura. Por isso, a radiação é usada para tratamento de tumores que têm uma absorção seletiva dos raios, se comparados com os tecidos sadios. Em outras palavras:quando se irradia um tumor, a absorção é maior nas células tumorais e menor nos tecidos sadios.
Descrevendo de maneira muito simples, há um efeito imediato que chamamos de efeito direto da radiação, ou seja, uma destruição na hélice do DNA que faz a célula maligna morrer naquela hora ou a deixa marcada para morrer mais tarde, e um efeito tardio. Este ocorre no meio em que a célula está, provocandouma série de alterações que, com o passar do tempo, agem em seu metabolismo e fazem com que ela morra por um processo chamado de apoptose ou morte celular programada.
Se o tumor não tivesse a propriedade de absorção seletiva dos raios, nunca poderíamos fazer radioterapia. Trata-se de um fenômeno interessante: o tumor tem um tipo de sensibilidade à radiação e as células sadias, outro. Quanto maisradiossensível ele for e mais distante estiver da célula normal, maior a chance de curar a doença.
EVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS DE RADIOTERPIA
Drauzio – A radioterapia é um processo que permite jogar radiação na área do corpo onde se localiza o tumor. Esse tratamento começou com a utilização das bombas de cobalto. Como evoluíram essas máquinas e o que criaram de novo no campo da radioterapia?
JoãoLuis Fernandes da Silva – A primeira forma de utilizar a radiação não foi através de um aparelho colocado distante do tumor (teleterapia). Na verdade, eram isótopos colocados em contato com o tumor, a braquiterapia. A propósito, “braqui” é um prefixo grego que significa junto de, em contato com.
Do ponto de vista cronológico, porém, os aceleradores lineares (os aparelhos mais utilizados hoje)...
tracking img