Relatorio de radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LITERATUS - UNICEL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

RESUMO: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
ORGANELAS ENVOLVIDAS NA SÍNTESE DE MACROMOLÉCULAS

MANAUS – AM
2012
HELIA VALÉRIA DE SOUZA ENCARNAÇÃO



Resumo solicitado pelo Profª da disciplina de Biologia Celualr aos alunos do curso de Biomedicina do curso de férias com a finalidade da apresentação do que foi entendido, arespeito ao processo de organelas envolvidas na síntese de macromoléculas.


MANAUS – AM
2012
Introdução
O processo de evolução das células eucariontes culminou com a aquisição de membranas internas que levaram, por sua vez, ao estabelecimento de compartimentos individualizados, com diferentes composições químicas e funções específicas, as organelas.
As organelas são constituídas pormoléculas complexas que, com exceção do DNA, relativamente estável, estão em constante renovação. Para a manutenção da estrutura celular, é importante que existam mecanismos de síntese contínua de novas moléculas, bem como de degradação das macromoléculas em desuso, ou que cumpriram o seu papel.

1. RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO
Todas as células eucariontes possuem retículo endoplasmático (RE), que éconstituído por uma rede de membranas que delimitam cavidades das mais diversas formas. A microscopia eletrônica permitiu identificar dois tipos de morfologicamente diferentes de retículo: o retículo endoplasmático granular ou rugoso (REG ou RER), que possui ribossomos acoplados à face citoplasmática de suas membranas, e o retículo endoplasmático agranular ou liso (REA ou REL), que não possuiribossomos. Os ribossomos associam-se às membranas do retículo na forma de polirribossomos, ou seja, quando estão unidos através de uma molécula de mRNA e, portanto, encontram-se em plena atividade de síntese protéica. Essa associação sempre ocorre através da subunidade menor que liga-se ao mRNA
As diferenças quanto ao local e ao tipo de síntese de proteínas permitem classificar as células em quatrotipos gerais.
Células que sintetizam ativamente proteínas que permanecem no citossol e não são segregadas nas cisternas do RER.
Células que sintetizam e segregam proteínas nas cisternas do RER e exportam essas proteínas diretamente, sem acumulá-las em grânulos.
Células que sintetizam proteínas que são segregadas nas cisternas do RER passam para o complexo de golgi e, depois, são acumuladas emgrânulos, que geralmente permanecem nas células para uso posterior.
Células que sintetizam, segregam e acumulam proteínas em grânulos de secreção, que serão exportados por exorcitose.
O tipo de retículo e a sua quantidade na célula variam entre os diferentes tipos celulares e de acordo com a atividade de síntese da célula. O retículo rugoso participa da síntese de proteínas, enquanto o liso estáenvolvido com o metabolismo de lipídios.
2.1. COMPOSIÇÃO QUÍMICA
A composição química dos componentes do retículo endoplasmático pode ser determinada in situ, através de métodos citoquímicos e/ou imunocitoquímicos, ou frações isoladas da célula.
2.2.1. Estudo in situ
Os métodos citoquímicos permitem detectar a atividade de uma determinada enzima que é específica da organela emestudo. Essa enzima participa de obtenção de glicose a partir do glicogênio, na glicogenólise. Para detectar a atividade da glicose-6-fosfatase, fragmentos do tecido em estudo são fixados em glutaraldeído e, em seguida, incubados em um meio contendo o substrato da enzima – no cas1o, a glicose-6-fosfatase – mais nitrato de chumbo. A glicose-6-fosfatase presente nas células do tecido retirará o fosfatoda glicose-6-fosfato. Este, por sua vez, se complexará com o chumbo, formando fosfato de chumbo, um precipitado eletrodenso visto nas porções do retículo onde está situada a enzima.
2.2.2. Estudo das frações isoladas
Frações do retículo podem obtidas submetendo-se homogenadosdo tecido em estudo à centrifugação fracionada, onde a terceira fração que se sedimenta é constituída por...
tracking img