Relatorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quimica Geral e Experimental






Aula Prática - Ligações químicas


















Vitória da Conquista/BA
2012


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO…………………..................................................................................03
2.OBJETIVO......................................................................................................................04
3. MATERIAIS...................................................................................................................05
4. REAGENTES..................................................................................................................05
5. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL – PARTEI.....................................................05
6. RESULTADOS E CONCLUSÃO..................................................................................05
7. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL – PARTE II...................................................06
8. RESULTADOS E CONCLUSÃO.................................................................................06
9. REFERENCIASBIBLIOGRAFICAS...........................................................................07
10. ANEXOS.........................................................................................................................08



































Introdução

Os átomos se ligam a outros para completarem suas camadas devalência,
A camada de valência é a camada eletrônica mais externa, ou seja, a última camada da eletrosfera de um átomo. Em uma ligação química (ou ligação eletrônica), a camada de valência pode receber ou fornecer elétrons.
Em 1868, Kekulé e Couper, propuseram a utilização do termo valência para explicar o poder de combinação de um átomo com outros. A valência de um dado elemento é que determinaas fórmulas possíveis ou não de compostos formados por ele.
A primeira situação seria entender por que dois ou mais átomos se ligam, formando uma substância simples ou composta. Como, na natureza, os únicos átomos que podem ser encontrados no estado isolado (moléculas monoatômicas) são os gases nobres, logo se pensou que os demais átomos se ligariam entre si tentando alcançar a configuraçãoeletrônica do gás nobre mais próximo deles na tabela periódica. Todos os gases nobres, com exceção do He, possuem 8 elétrons.
Esta maneira de pensar a ligação entre os átomos passou a ser conhecida por Teoria do octeto, e foi proposta por Kossel e Lewis no início do século XX. Baseado nessa ideia, a valência de um átomo passou a ser vista como a quantidade de elétrons que um átomo deveria receber,perder ou compartilhar para tornar sua última camada (camada de valência) igual a do gás nobre de número atômico mais próximo.
Tipos de ligações
Quando um átomo forte (com grande eletronegatividade) se liga a um átomo fraco (com baixa eletronegatividade), há transferência definitiva de elétron do mais fraco para o mais forte. Se tirarmos um elétron de um átomo, ele deixa de ser neutro, pelodesequilíbrio entre seu número de prótons e de elétrons. Quando um átomo perde elétron, ele fica com mais prótons do que elétrons, e sua carga passa a ser positiva. Se o átomo ganhar elétrons, também haverá um desequilíbrio de cargas e, como ele terá mais elétrons do que prótons, ele será eletricamente negativo. Um átomo que deixa de ser eletricamente neutro, se tornando positivo ou negativo, passa aser chamado de íon.
Aproximando um átomo altamente eletronegativo de um de baixa eletronegatividade, ele captura elétrons tornando-se um íon negativo e tornando o outro um íon positivo. Como cargas elétricas opostas se atraem, eles ficarão ligados por atração eletromagnética e o tipo de ligação será chamada de ligação iônica.
Se aproximarmos dois átomos de forte eletronegatividade, um não...
tracking img