Relatorio de quimica experimental - carater oxidante dos halogenios e redutor dos metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFACS
ESCOLA DE ENGENHARIA E TI
ENGENHARIA MECÂNICA







PROPRIEDADES PERIÓDICAS




NELSON SANTOS, PEDRO BRANDÃO, TACIANE SANTOS E THIAGO COSTA







Salvador, Bahia, Brasil
2013

UNIFACS
ESCOLA DE ENGENHARIA E TI
ENGENHARIA MECÂNICA





NELSON SANTOS, PEDRO BRANDÃO, TACIANE SANTOS E THIAGO COSTARelatório referente à 4ª prática do curso de engenharia mecânica na disciplina de química geral com a ilustre professora Viviana Rocha, no primeiro semestre.






Salvador, Bahia, Brasil
2013

Fundamentação teórica
A química e a base cientifica que estuda a natureza, as propriedades, a composição e as transformações da matéria. Nesses experimentos serao analisadas algumaspropriedades inerentes aos elementos quimicos e indispensaveis para o entendimento de muitas reacoes. O conceito de acido e base sera discutido e entendido na mistura de diferentes metais em uma solucao aquosa e dado o ponto de equivalencia, atraves da fenolftaleina, determinar se o meio ficou basico ou acido.

"Os ácidos e as bases são duas importantes classes de compostos químicos. Provisoriamente osdefinimos como segue: Um ácido é um composto capaz de fornecer íons de hidrogênio, H+,em solução aquosa. Um ácido reage com uma base. Uma base é um composto capaz de fornecer íons hidróxidos, OH– em solução aquosa. Uma base reage com um ácido."
"As reações de neutralização são importantes em um procedimento de laboratório
conhecido como titulação ácido-base, no qual a concentração molar de umácido em uma
solução aquosa é determinada pela adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido... A isto denominamos ponto de equivalência, geralmente observado por uma mudança de cor de um composto, chamado indicador, uma pequena quantidade que, foi adicionada previamente na mistura reagente."

Ao estudar algumas propriedades dos atomos, devemos levar emconsideracao a que grupo eles pertecem, pois essas propriedades irao variar quase que uniformemente a depender do numero numero atomico. Ao misturar a agua de cloro com o brometo e com o iodeto, nos podemos ver o carater oxidante dos halogenios e associar ao seu raio atomico e por serem do grupo XVII A, a tendencia em absorver eletrons pela configuracao eletronica da regra do octeto.

"Algumas daspropriedades dos átomos mostram variações periódicas em função do
número atômico... Em cada um dos grupos representativos (A), o aumento é bastante pronunciado para os metais alcalinos (grupo IA). Este efeito pode parecer surpreendente, pois a carga nuclear é crescente no grupo e, assim, tende a atrair os elétrons mais fortemente. Entretanto, o número total de elétrons nas camadas aumenta, causandoum aumento na distância entre a camada de valência e o núcleo: Conseqüentemente, percorrendo um grupo, o aumento do número de camadas internas de elétrons implica no aumento do efeito blindagem que compensa o aumento na carga nuclear, resultando num aumento do raio atômico."
"A grande facilidade dos halogênios em ganhar elétrons está relacionada com o fato de que cada elétron adicionado na camadade valência completa o octeto, e o átomo adquire a configuração de um gás nobre: No entanto, o valor para o flúor é menos negativo do que o esperado."






















Objetivos
Analisar os resultados obtidos com alguns elementos da família I-A, IIA, III-A e VII-A databela periódica.
Conhecer as propriedades redutoras dos metais.
Avaliar o caráter oxidante dos halogênios.



Materiais e reagentes

Materiais:

Cápsula de porcelana
Pinça
Papel filtro
Espátula
Tubos de ensaio
Lixa

Reagentes:

14ml de água destilada
9 gotas de fenolftaleína
1 pequeno pedaço de sódio metálico
1 pedaço de fita de magnésio
1 pedaço de alumínio
2 ml de...
tracking img