Relatorio de queda livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE FÍSICA
DISCIPLINA LABORATÓRIO DE FÍSICA I

Título:
Movimento Retilíneo Uniformente Variado
“QUEDA LIVRE”

Autores: Alex Mitsuo Takano
Juan Diego Corti

Introdução:

O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado- também conhecido por MRUV, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. O MovimentoRetilíneo Uniformemente Variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a uma referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante . Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média assim como sua aceleração instantânea são iguais.
Para que o movimento ainda seja retilíneo, a aceleração deve ter amesma direção da velocidade. Caso a aceleração tenha o mesmo sentido da velocidade, o movimento pode ser chamado de Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado. Caso a aceleração tenha sentido contrário da velocidade, o movimento pode ser chamado de Movimento Retilíneo Uniformemente Retardado.
No caso do movimento vertical de qualquer corpo que se move nas proximidades da superfície da Terra, sob ainfluência unicamente da sua força peso, é chamado movimento de Queda Livre. Nessas condições, todos os corpos se movem com a mesma aceleração constante de módulo g = 9,8 m/s². Em outros termos, o movimento de queda livre é um MRUV (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado) com direção vertical e uma aceleração de módulo g = 9,8 m/s².
O movimento de queda livre foi estudado primeiramente porAristóteles, ele afirmava que se duas pedras caíssem de uma mesma altura, a mais pesada atingiria o solo primeiro. Tal afirmação foi aceita durante vários séculos tanto por Aristóteles quanto por seus seguidores, pois não tiveram a preocupação de verificar tal afirmação. Séculos mais tarde, mais precisamente no século XVII, um famoso físico e astrônomo italiano chamado Galileu Galilei, introduziu o métodoexperimental e acabou por descobrir que o que Aristóteles havia dito não se verificava na prática. Quando Galileu realizou o experimento na Torre de Pisa e fez a confirmação de que Aristóteles estava errado, ele percebeu que existia a ação de uma força que retardava o movimento do corpo. Assim sendo, ele lançou a hipótese de que o ar exercesse grande influência sobre a queda de corpos.Fundamentação Teórica:
Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes e isso pode ser descrito pela equação horária para um movimento uniformemente acelerada (aceleração g constante) dada por:

Onde h0 e v0 são a posição e velocidade iniciais do movimento.

Deacordo com a equação acima se considerarmos a velocidade inicial e a posição inicial como sendo igual a zero, podemos reescrever esta equação da seguinte forma.














Metodologia:
Nos parágrafos seguintes são descritos os materiais utilizados no experimento e os procedimentos utilizados pelo grupo:

Materiais Utilizado:
a. 01 (um) cronometro digital;b. 01 (uma) Trena;
c. 01 (uma) esfera de 31,4g;
d. 01 (uma) esfera de 6,95g.

Procedimentos:
Parte 01:
Foi montado o experimento conforme instruções dadas pelo professor, e primeiramente fora marcado em uma parede lisa, a altura de 02 (dois) metros.
A esfera solta do ponto inicial “0”, onde o inicio se dava precisamente 02 (metros), e realizava uma trajetória retilínea nosentido vertical (de cima para baixo) com o fim no chão, onde fora colhido 20 (vinte) tempos de queda livre da esfera de maior peso.

Parte 02:
Na segunda parte do experimento, fora realizada a mesma experiência com uma esfera de peso menor, também fora colhido 20 (vinte) tempos de queda livre.

Resultado e Discursões::
Todos os tempos medidos e suas respectivas gravidades na queda...
tracking img