Relatorio de ppb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
11

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA

ALINE CARVALHO CAMPOS RIBEIRO
IVE MOUSINHO RISUENO
JULIANA OLIVEIRA ROTELLA
LARISSA DE OLIVEIRA BRITO
NATÁLIA CARNUT REGO
PETRA KLAUTAU DE ARAUJO
SALOMÃO GUILHERME SOUZA SOBRAL

Relatório de práticas experimentais.
Experimento 3: Modelo animal de Ansiedade
Exercício experimental 1: Campo Aberto

Belém - PA
2011
ALINE CARVALHOCAMPOS RIBEIRO
IVE MOUSINHO RISUENO
JULIANA OLIVEIRA ROTELLA
LARISSA DE OLIVEIRA BRITO
NATÁLIA CARNUT REGO
PETRA KLAUTAU DE ARAUJO
SALOMÃO GUILHERME SOUZA SOBRAL


Relatório de práticas experimentais.
Experimento 3: Modelo animal de Ansiedade
Exercício experimental 1: Campo Aberto


Relatório apresentado à disciplina Processos Psicológicos Básicos, Orientado pela orientadora Msc. LúciaCristina Cavalcante e pelo coorientador Athus Vivácqua, como requisito parcial da avaliação da 2ªª N.I, da sub turma 2PSM2.

Belém- PA
2011

1. INTRODUÇÃO
Ansiedade é um estado emocional desagradável e apreensivo, suscitado pela suspeita ou previsão de um perigo para a integridade da pessoa.
Segundo (Pinel, 2005) o uso de animais permite testar determinadas hipóteses que jamais poderiam serrespondidas utilizando seres humanos como sujeitos experimentais. Existem diversas vantagens na utilização de modelos animais para este tipo de pesquisa, que passam, principalmente, pelo controle das variáveis. Desta forma, a idade dos animais, seu peso, alimentação, temperatura etc., podem ser conhecidas previamente, facilitando a manipulação das técnicas utilizadas. 
No teste do Campo Aberto, ocomportamento do animal fica confuso entre explorar o local e a aversão a lugares abertos, desprotegidos e iluminados (Whimbey & Denenberg, 1967; Asano, 1986; Crusio et al., 1989).
Objetivo do exercício experimental é simular artificialmente dois aspectos do ambiente que são extremamente ansiogênicos para os ratos (local aberto e iluminado). Trata-se de avaliar os comportamentos e o tempo depermanência em diferentes setores do equipamento antes e depois da introdução de um novo fator potencialmente ansiogênico (rato intruso).

2. MÉTODO

2.1 Sujeito:
Rato 02, da linhagem Wistar, espécie Rattus Norvegicus, albino, não ingênuo experimentalmente, proveniente de biotério próprio, do sexo masculino, com idade de cinco meses até a data do experimento. O alimento sempre estava disponível na gaiolaviveiro.

2.2 Equipamento:

A caixa do exercício experimental: Campo Aberto, é confeccionada em madeira envernizada de 10 mm, fundo revestido em fórmica na cor branca e Pés de borracha. Dimensões: 60 cm (altura) x 60 cm (largura) x 60 cm (fundo). É usado um cronômetro da marca TECHNOS com 3 botões, um para disparar/parar o tempo, um para zerar e um para mudar de cronômetro para relógio. Ocronometro é usado para contar o tempo do experimento. Foi utilizado também pelo experimentados responsável por manipular o tempo em cada sero, um IPHONE com a mesma função do cronômetro.

Figura 1: Caixa de Campo Aberto


2.3 Procedimento

O exercício experimental tem uma duração pré-determinada de 30 minutos divididos em 3 fases com 10 minutos cada. Acaixa utilizada é a caixa de madeira de campo aberto. O manipulador pega o sujeito rato no biotério e leva até a caixa de madeira de campo aberto, e o primeiro minuto começa quando o sujeito é posto no centro da caixa, cada experimentador com uma função.
O contador do tempo fica responsável por informar ao grupo a cada final de fase, outro integrante fica responsável por registrar quando osujeito passa de um setor para outro, o resto dos integrantes registra os comportamentos do sujeito: G, Er, L, D, U.
O experimento é dividido em 3 fases:
1ª fase: Linha de base: A primeira fase tem duração de 10 minutos onde só é registrada a mudança de setor para setor e registrado os comportamentos (Gritar, Limpeza, Defecar, Urinar e Erguer) do sujeito rato, sem sujeito intruso.
2ª fase: Fase...
tracking img