Fluorimeria

1266 palavras 6 páginas
Relatório
Determinação de cálcio em águas minerais por espectrofluorimetria

Ivo
Ludmila
Nathália

Vitória
2° Semestre/2013

1. Introdução

O cálcio é um elemento alcalino-terroso que, biologicamente, tem como funções neutralizar pH do estômago, melhorar o desenvolvimento e manutenção dos ossos e dos dentes e intervém em vários processos celulares, sendo um dos elementos mais abundantes no nosso corpo, e a sua ausência pode levar a quadros de osteopenia e osteoporose. Logo, sua ingestão é muito importante.
Porém o excesso do mineral no organismo também cria problemas, como o cálculo renal, Hipercalcemia. Por isso é necessário o controle do consumo diário.
Uma maneira de determinar cálcio em água é o método da calceína. Um quelato fluorescente é formado entre a calceína e o cálcio. A análise é realizada em um espectrofluorímetro, através da fluorescência gerada na excitação do quelato.
A fluorescência é um processo de fotoluminescência, onde, se incide uma radiação eletromagnética sobre um átomo ou molécula para excitá-los. Estes, após serem excitados, relaxam, liberando a energia absorvida na forma de energia quantizada, fóton, e, assim, voltando ao seu estado fundamental.
A análise da fluorescência de uma amostra envolve o resultado da absorção de energia radiante e emissão de parte desta energia na forma de luz de baixa energia, normalmente, mas não necessariamente luz visível. A emissão de luz se dá pela excitação de elétrons nas moléculas de certos compostos, normalmente usando luz ultravioleta.
Teoricamente, a luz emitida ou fluorescência é proporcional à concentração do composto. A forma de luz emitida tem, quase sempre, comprimento de onda maior de que a luz absorvida, segundo a Lei de Stokes.
A fluorescência, juntamente com a fosforescência, muito semelhante, são fenômenos classificados como fotoluminescência, diferindo no intervalo de tempo entre a captação do fóton e a emissão da energia captada, sendo na

Relacionados