Relatorio de poligonal - topografia

INTRODUÇÃO


Durante um levantamento topográfico, normalmente são determinados pontos de apoio ao levantamento (pontos planimétricos, altimétricos ou planialtimétricos), e a partir destes,são levantados os demais pontos que permitem representar a área levantada. A primeira etapa pode ser chamada de estabelecimento do apoio topográfico e a segunda de levantamento de detalhes.

ANBR 13133 define como:

Pontos de apoio: pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico e, por isso, devem ser materializados por estacas, piquetes,marcos de concreto, pinos de metal, tinta, dependendo da sua importância e permanência.

Levantamento de detalhes: conjunto de operações topográficas clássicas (poligonais, irradiações,interseções ou por ordenadas sobre uma linha-base), destinado à determinação das posições planimétricas e/ou altimétricas dos pontos, que vão permitir a representação do terreno a ser levantadotopograficamente a partir do apoio topográfico. Estas operações podem conduzir, simultaneamente, à obtenção da planimetria e da altimetria, ou então, separadamente, se as condições especiais do terreno ouexigências do levantamento obrigarem à separação.

A representação topográfica é baseada em pontos levantados no terreno, para os quais são determinadas as coordenadas.

O método da poligonalé um dos mais empregados para a determinação de coordenadas de pontos em Topografia, principalmente para a definição de pontos de apoio planimétricos.



TEORIA

Uma poligonal consiste emuma série de linhas consecutivas onde são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo.
O levantamento de uma poligonal é realizado através do método decaminhamento, percorrendo-se o contorno de um itinerário definido por uma série de pontos, medindo-se todos os ângulos, lados e uma orientação inicial (figura 1). A partir destes dados e de uma coordenada...
tracking img