Relatorio de poligonal - topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2214 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Durante um levantamento topográfico, normalmente são determinados pontos de apoio ao levantamento (pontos planimétricos, altimétricos ou planialtimétricos), e a partir destes, são levantados os demais pontos que permitem representar a área levantada. A primeira etapa pode ser chamada de estabelecimento do apoio topográfico e a segunda de levantamento de detalhes.

ANBR 13133 define como:

Pontos de apoio: pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico e, por isso, devem ser materializados por estacas, piquetes, marcos de concreto, pinos de metal, tinta, dependendo da sua importância e permanência.

Levantamento de detalhes: conjunto de operações topográficas clássicas (poligonais, irradiações,interseções ou por ordenadas sobre uma linha-base), destinado à determinação das posições planimétricas e/ou altimétricas dos pontos, que vão permitir a representação do terreno a ser levantado topograficamente a partir do apoio topográfico. Estas operações podem conduzir, simultaneamente, à obtenção da planimetria e da altimetria, ou então, separadamente, se as condições especiais do terreno ouexigências do levantamento obrigarem à separação.

A representação topográfica é baseada em pontos levantados no terreno, para os quais são determinadas as coordenadas.

O método da poligonal é um dos mais empregados para a determinação de coordenadas de pontos em Topografia, principalmente para a definição de pontos de apoio planimétricos.



TEORIA

Uma poligonal consiste emuma série de linhas consecutivas onde são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo.
O levantamento de uma poligonal é realizado através do método de caminhamento, percorrendo-se o contorno de um itinerário definido por uma série de pontos, medindo-se todos os ângulos, lados e uma orientação inicial (figura 1). A partir destes dados e de uma coordenada departida, é possível calcular as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.


[pic]
Figura 1: Levantamento de uma poligonal
Utilizando-se uma poligonal é possível definir uma série de pontos de apoio ao levantamento topográfico, a partir dos quais serão determinadas coordenadas de outros pontos, utilizando, por exemplo, o método de irradiação a servisto posteriormente.
Poligonal fechada: parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto (figura 2). Sua principal vantagem é permitir a verificação de erro de fechamento angular e linear.

[pic]
Figura 2: Poligonal fechada

Como visto anteriormente, para o levantamento de uma poligonal é necessário ter no mínimo um ponto comcoordenadas conhecidas e uma orientação.

LEVANTAMENTO DA POLIGONAL:

Um dos elementos necessários para a definição de uma poligonal são os ângulos
formados por seus lados. São determinados os ângulos externos da poligonal (figura 3)

[pic]


Figura 3: determinação ângulos externos

São determinados os ângulos chamados de ângulos horizontaishorários (externos) e são obtidos da seguinte forma: estaciona-se o equipamento na estação onde serão efetuadas as medições, faz-se a pontaria na estação ré e depois faz-se a pontaria na estação vante. O ângulo horizontal externo será dado por:

ângulo = leitura de vante – leitura de ré equação 01

Os comprimentos dos lados da poligonal são obtidos utilizando-se trena as distâncias medidasdevem ser reduzidas a distâncias horizontais para que seja possível efetuar o cálculo das coordenadas.





VERIFICAÇÃO DO ERRO DE FECHAMENTO ANGULAR

Para a poligonal fechada, antes de calcular o azimute das direções, é necessário fazer a verificação dos ângulos medidos. Uma vez que a poligonal forma um polígono fechado é possível verificar se houve algum erro na medição dos...
tracking img